Jovens e Adultos: Integridade Moral e Espiritual –
O Legado do Livro de Daniel para a Igreja Hoje
Lição 05: Deus Abomina a Soberba
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
– Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6
- Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Iniciem apresentado o título da lição: Deus Abomina a Soberba.
- Depois, procurem saber o
que os alunos entendem por “soberba”.
Soberba é uma manifestação de
superioridade sobre as pessoas, provocada por um orgulho exagerado. Uma pessoa
soberba pode ser chamada de altiva, arrogante, orgulhosa, presunçosa.
- Depois, utilizem a
dinâmica “Soberba”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, procurando a participação dos alunos.
Relatem que o rei
Nabucodonosor, com o domínio e poder que tinha, tornou-se um homem soberbo.
Falem do sonho do rei sobre
uma grande árvore.
A convocação de Daniel para
decifrar este sonho.
O que significava o sonho.
O que aconteceu com ele
durante “07 tempos” e qual o aprendizado.
- Para concluir, utilizem
uma a dinâmica “Modelo Perfeito”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Soberba
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre
soberba e a soberania divina.
Material:
01 figura de uma gangorra
01 bola
Papéis pequenos
01 caneta
Procedimento:
- Coloquem no quadro a
figura de uma gangorra.
- Falem que quando uma
pessoa está cheia de orgulho é como se ela estivesse no alto da gangorra.
Então, nesse momento,
coloquem o nome ORGULHOSO no alto da gangorra.
O orgulhoso está cheio de
coisas mesquinhas e enxerga as demais pessoas do alto, considerando-as de pouco
valor.
Então, comecem a colocar os
nomes das ações do orgulhoso dentro de uma bola.
Depois, comecem a encher a
bola e falem: o orgulhoso está cheio destas coisas e está inchado de vaidade e
pensamento mesquinhos.
- Vejamos o que a Bíblia
fala sobre o orgulho e a arrogância. Leiam Pv 16.18 “O orgulho leva a
destruição e a arrogância conduz à queda”.
- Nesse momento, estourem a
bola e mudem a posição do ORGULHOSO de lugar na gangorra, agora na parte baixa.
- Agora, apresentem uma
gangorra em equilíbrio, isto é, os dois lados na mesma altura.
- Coloquem a palavra JESUS
no centro da gangorra.
- Falem: Devemos observar o
exemplo de Jesus para termos equilíbrio para que não sejamos como mostra esta
figura.
- Apresentem a gangorra com o nome ORGULHOSO
na parte alta e FALSA HUMILDADE na parte baixa.
- Falem: Agora vamos estudar
o que aconteceu com o soberbo rei Nabucodonosor diante da soberania e majestade
divinas.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Modelo Perfeito
Objetivo:
Estudar sobre Jesus - o
modelo ideal de humildade.
Material:
02 cartolinas
01 tubo de cola
01 rolo de fita adesiva
Figuras de roupas antigas
01 cabide
01 peça de roupa feita de
papel: o modelo fica ao seu critério, mas sugiro algo simples como um colete e
nele deverá estar escrito: humildade e obediência.
Procedimento:
- Entreguem para os alunos
revistas de moda feminina e/ou masculina, dependendo do tipo de aluno que você
ensina.
- Peçam para que escolham o
modelo de roupa que mais gostam e destaquem da revista.
- Solicitem que mostrem para
a turma e falem da razão da escolha do modelo.
- Coloquem todos os modelos
fixados numa cartolina.
- Perguntem: Estes modelos
podem ser utilizados por muito tempo, para toda a vida? Aguardem as respostas. Certamente
responderão que não. Aproveitem e falem
que os modelos de roupas elas passam com o tempo, pois são vinculados a fatores
externos, passageiros, transitórios e passam rapidamente. Caso alguém tenha
respondido que sim, apresentem figuras de modelos antigos. E agora, perguntem:
Vemos nestes modelos: saia, vestido, blusas, camisas, calças, paletós. Mudaram com o tempo? Certamente agora todos
vão responder positivamente.
- Falem: Há um modelo que
podemos copiar e nunca será ultrapassado ou se tornar fora de moda. O modelo
não é transitório e encontramos em Jesus.
- Então, apresentem este
tipo de vestimenta, pendurada num cabide. O modelo fica ao seu critério, mas
sugiro algo simples como um colete e nele deverá estar escrito: humildade.
- Falem: Temos em Jesus o modelo
de humildade, elemento essencial que acontece internamente, mas que são
refletidos em atitudes externas.
- Depois, leiam:
”… revesti-vos de humildade,
porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”(I Pe 5.5b)
”Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus,
santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade,
mansidão, longanimidade”(Cl 3.12).
- Para concluir, segurando o
cabide com o modelo ideal pendurado, falem: Esta é uma peça que não pode faltar
no seu guarda-roupa.
Por Sulamita Macedo.
Texto
Pedagógico
Método
Audiovisual
Entende-se
que são imagens visuais acompanhadas ou não de som que facilitam a
aprendizagem, que podem ser simples ou mesmo sofisticadas, tecnológicas ou não,
como por exemplo: gravuras, cartazes, objetos, mapas, slides, filmes ou
documentários, quadro branco, quadro de giz(lousa), música, textos bíblicos ou
de reflexão, etc.
1
- Gravuras, Cartazes e Objetos
Ilustrar
a aula com figuras, cartazes e objetos referentes ao tema atrai a atenção dos
alunos. Veja um exemplo de como utilizar estas ferramentas a favor do ensino,
numa aula sobre as viagens do apóstolo Paulo.
Você
pode colocar uma figura de um barco ou navio no quadro ou utilizar um barco
pequeno de madeira, falar que nesta aula vocês vão fazer uma viagem com Paulo.
Você
pode ainda organizar um cartaz com tópicos da lição, nomes lugares da viagem,
escrever perguntas, utilizando pincel atômico ou frases digitadas, colar uma cópia
do mapa da viagem de Paulo.
2
- Mapas
Como
utilizá-los? Vejam algumas sugestões:
- Apresentar um mapa e apontar para o local.
-
Colocar um mapa sobre uma mesa ou no piso da sala.
-
Montar um mapa no piso da sala, antes dos alunos chegarem.
- Colocar no piso da sala figuras grandes de
pé direito e esquerdo, formando um caminho.
-
Apresentar mapa utilizando Power Point, para isto é interessante local adequado
e os equipamentos necessários e saber como utilizá-los.
3
- Slides
A
organização de slides para uma aula requer que o professor ou alguém saiba como
utilizar o Power Point. É necessário utilizar tamanho da fonte adequado para o
público, apresentar tópicos do tema a ser estudado, colocar figuras nos slides,
etc.
Além
disso, deve haver disponibilidade de equipamento e local apropriado.
4
- Filmes ou documentários
Para
sua utilização de forma satisfatória é importante observar alguns pontos
relevantes:
Local
apropriado
Equipamento
disponível
Pessoa
habilitada para montar os equipamentos
Tempo
de instalação dos equipamentos
Plano
B
Escolher
filmes adequados
Fazer
uma explicação prévia do filme antes da exibição e do que deseja que os alunos
realizem
Filmes
longos são inadequados
Assistir
ao filme antes de exibi-lo para os alunos
5
- Quadro Branco ou Quadro de Giz
O
quadro de giz praticamente não se usa mais, com o aparecimento do quadro
branco. Para sua utilização é necessário um marcador de quadro branco de cores
variadas(não use pincel atômico).
Você
pode escrever uma frase, uma pergunta, as respostas dos alunos, referências
bíblicas para os alunos consultarem durante a aula etc, escrevendo com tamanho
de letra adequado para que todos da turma possam ler. Pode ainda fixar no
quadro cartazes, mapas. Ao terminar a aula, apague o quadro.
6
- Música
A
utilização da música auxilia de forma significativa no ato de ensinar e
aprender, pois é um elemento facilitador da aprendizagem.
Nas
classes do departamento infantil é muito comum a utilização de corinhos
ilustrados com cartazes e figuras. Nas demais classes, a música pode e deve ser
usada para exemplificar e refletir sobre o tema.
7
- Textos bíblicos, de reflexão ou com subsídios para a aula
Não
é recomendável que o professor leia todos os versículos e textos que ele
escolheu para fundamentar e exemplificar o tema em estudo, pois, a aula
torna-se um monólogo e os alunos passivamente escutam... É necessário estimular
a atenção deles, oportunizando atividades de colaboração na aula, sendo uma
delas a leitura de textos e versículos.
Há
formas diferenciadas de leitura de textos que podem ser utilizadas durante as
aulas. Então, vejam a seguir algumas sugestões:
-
Leitura compartilhada, leitura pontuada, leitura dialogada.
É
muito comum, nas aulas da EBD, constatar que os professores na sua maioria
utilizam a aula expositiva, que consiste na explanação do tema pelo professor
de forma unilateral, não havendo participação dos alunos e sem utilização de
recursos pedagógicos, tornando a aula cansativa e com a aprendizagem
comprometida. Então, é recomendável que
o professor associe, a este método, outros recursos para tornar a aula mais
eficaz.
Acima
vários recursos foram indicados para serem utilizados na aula, tornando-a mais
atrativa e com maior retenção da aprendizagem.
Lembrem-se
de que o aluno aprende:
20%
do que ouve
30%
do que vê
50%
do que vê e ouve
70%
do que ouve, vê e fala
90%
do que ouve, vê, fala e faz
Quanto
mais sentidos envolvidos na aprendizagem mais eficaz ela será! Observem os
pontos positivos da associação de recursos ao método da Preleção(aula
expositiva):
-
Atrai a atenção
-
Desperta o interesse
-
Aumenta a retenção
-
Vários sentidos estão sendo utilizados, como a audição e visão
-
Promove a participação
-
Alunos motivados
-
Assiduidade
-
Aula mais eficaz
-
Mais interação
Que
tal começar na próxima aula?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário