Discipulado
1 – Novos Convertidos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora iniciem o estudo
da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Falem do tema da lição:
Conhecendo o Valor da Oração.
- Leiam o texto “Oração Respondida”.
- Em seguida, reflitam sobre
a importância e o valor da oração na vida do cristão.
- Perguntem para os alunos:
O que é oração?
É algo espontâneo ou repetitivo?
De acordo com o texto lido,
a oração é algo mecânico?
Observem as respostas dos
alunos e depois acrescentem outras informações, corrigindo algo se
necessário.
- Depois coloquem no quadro
ou cartolina as seguintes frases:
Como orar?
Onde orar?
Por que orar?
Quando orar?
Trabalhem as respostas
dessas perguntas, buscando sempre a participação dos alunos.
- Para finalizar a aula,
utilizem a dinâmica “Caminhando em
Oração”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Caminhando em oração
Objetivo:
Compartilhar motivos de oração, exercitar a oração intercessória e agradecer as
bênçãos recebidas.
Material:
01 tapete
Rosas
Pedras grandes e pequenas
Versículos bíblicos sobre
oração
- Organizem o material da dinâmica, no meio da
sala de aula da seguinte forma: tapete no chão, e sobre ele as rosas, as pedras
e os versículos bíblicos.
- Expliquem o que cada
objeto representa:
Tapete: caminho da vida
cristã.
Rosas: bênçãos recebidas.
Pedras: as dificuldades que
enfrentamos.
Os versículos: em que confiamos.
- Peçam para que cada aluno
passe pelo tapete e escolha dois objetos que representam o que ele está
vivenciando, por exemplo:
Ele pode pegar uma pedra
grande, por considerar o seu problema de difícil solução e ainda escolher um
versículo, representando sua fé em Deus, que tudo pode.
Ele poder pegar uma pedra e
uma rosa, o primeiro indica um problema que já teve e o segundo a vitória já
alcançada.
- Para finalizar, façam uma
oração de intercessão pelas dificuldades apresentadas e agradeçam pelas bênçãos
já alcançadas.
Observações:
- Se sua turma tiver
quantidade grande de alunos, faça neste domingo apenas com uma parte da classe
e em outra aula com o restante.
- Se sua classe funcionar
dentro da Igreja e não houver outro espaço para realizar a dinâmica com o
material já descrito, sugiro que utilize figuras de pedras e de rosas,
coloque-as dentro de uma cesta, acrescentando os versículos. E mesmo sentados,
passem a cesta e façam o mesmo procedimento anterior.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
Texto
de Reflexão
Oração
Respondida
Eram aproximadamente 22 horas
quando um jovem começou a se dirigir para casa. Sentado no seu carro, ele
começou a pedir:
- Deus! Se ainda falas com as
pessoas, fale comigo. Eu irei ouvi-lo. Farei tudo para obedecê-lo.
Enquanto dirigia pela rua principal
da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:
- Pare e compre um galão de leite.
Ele balançou a cabeça e falou alto:
- Deus? É o Senhor?
Ele não obteve resposta e continuou
dirigindo-se para casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento:
- Compre um galão de leite. Muito
bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite.
O jovem parou, comprou o leite e
reiniciou o caminho de casa. Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele
sentiu um pedido:
- Vire naquela rua.
Isso é loucura, pensou ele e passou
direto pelo retorno. Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua.
No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se a sétima rua. Meio brincalhão ele
falou alto
- Muito bem, Deus. Eu farei.
Ele passou por algumas quadras quando de
repente sentiu que devia parar. Ele brecou e olhou em volta. Era uma área mista
de comércio e residência. Os
estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estava escura, as pessoas já tinham ido dormir, exceto uma do outro lado que
estava acesa. Novamente, ele sentiu algo:
- Vá e dê o leite para as pessoas que
estão naquela casa do outro lado da rua.
O jovem olhou a casa. Ele começou a
abrir a porta do carro, mas voltou a sentar-se.
- Senhor, isso é loucura. Como posso ir
para uma casa estranha no meio da noite?
Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir
e dar o leite. Finalmente, ele abriu a porta...
- Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu
irei e entregarei o leite àquelas pessoas. Se o Senhor quer que eu pareça uma
pessoa louca, muito bem. Eu quero ser obediente. Acho que isso vai contar para
alguma coisa, contudo, se eles não responderem imediatamente, eu vou embora
daqui. Ele atravessou a rua e tocou a campainha. Ele pôde ouvir um barulho
vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança. A voz de um homem soou
alto:
-
Quem está aí? O que você quer?
A porta abriu-se antes que o jovem
pudesse fugir. Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta. Ele tinha um
olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pé na sua soleira.
- O que é?
O jovem entregou-lhe o galão de leite
e disse:
- Comprei isto para vocês.
O homem pegou o leite e correu para
dentro falando alto. Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite
e foi para a cozinha. O homem a seguia segurando nos braços uma criança que
chorava. Lágrimas corriam pela face do homem e ele começou a falar, meio
soluçando:
- Nós oramos... Tínhamos muitas
contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado. Não tínhamos mais
leite para o nosso bebê. Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira
de conseguir leite.
Sua esposa gritou lá da cozinha:
- Pedi a Deus para mandar um anjo com
um pouco de leite... Você é um anjo!
O jovem pegou a sua carteira e tirou
todo dinheiro que havia nela e colocou-o na mão do homem. Ele voltou-se e foi
para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face. Ele teve certeza que
Deus responde as orações.
Autoria do texto
desconhecida.
Discipulado
2 – Novos Convertidos
Lição 05: O Discípulo e a Idolatria
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema
da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com
os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo do tema.
- Falem do tema da lição: O Discípulo e a
Idolatria.
- Para a condução do estudo deste tema, utilizem a
dinâmica “100% Deus”.
- Trabalhem os pontos levantados na lição,
procurando a participação dos alunos.
- Para finalizar a aula, leiam o texto “Ídolos do Coração”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
100% Deus
Objetivo: Promover reflexão do que seja idolatria na vida do
cristão.
Material:
01 cartaz feito de cartolina e figuras de vários personagens,
considerados ídolos nas mais diversas áreas, quer esportistas, atletas,
cantores, atores etc, que estão em evidência na mídia de um modo geral.
01 coração grande feito de cartolina vermelha.
01 rolo de fita adesiva.
Procedimento:
- Apresentem o cartaz com figuras de vários
personagens, considerados ídolos, que estão em evidência na mídia de um modo
geral.
- Falem: Muitas pessoas possuem admiração muito
intensa a um ou mais destes personagens, chegando a dizer que eles são seus
ídolos e até agem de forma fanática e extravagante. Deixem os alunos falarem
sobre isto.
- Então, perguntem: Como podemos conceituar a
palavra “ídolo” e “idolatria”? Aguardem as respostas dos alunos e depois
acrescentem outras informações, enfatizando que um ídolo é qualquer coisa que
ocupa o lugar de Deus.
- Apresentem o coração, representando nosso
intelecto, nossas emoções, e escreva a palavra DEUS e falem: Deus deve ocupar o
centro de nossas ações e pensamentos.
- Reflitam com os alunos sobre coisas que podem
ocupar o lugar de Deus nas nossas vidas.
- Para finalizar, leiam Ez 14.3 a 5.
Por Sulamita Macedo.
Texto de
Reflexão
Ídolos do
Coração
Nos tempos do Antigo Testamento, a idolatria era facilmente reconhecida
– como dançara ao redor de bezerros de ouro, curva-se diante dos Baals. Mesmo
quando o apóstolo Paulo escreveu aos seguidores de Cristo em Corinto, no
primeiro século, a idolatria pagã era praticada abertamente. Ele admoestou-se
para que evitassem qualquer associação com a mesma(I Co 10.14).
A idolatria ainda é um perigo para o povo de Deus, embora nem sempre
seja assim visível ou óbvio. Ídolos são geralmente mais sutis e difíceis de
serem detectados, pois eles fazem seus lares nos lugares escondidos do nosso
coração.
Se queremos conhecer nossos ídolos, devemos considerar quais são nossos
pensamentos predominantes, o que pensamos na maior parte do tempo, pode ser um
ídolo. Nosso último pensamento antes de dormir, nosso primeiro pensamento
quando acordamos, nossos devaneios durante o dia são gastos nos itens e
questões que valorizamos e nos quais confiamos. Qualquer possessão ou pessoa na
qual colocamos esperança de trazer-nos realização, qualquer objetivo ou
aspiração que se torna mais importante para nós do que Deus – estes são
“deuses” que atraem a nossa lealdade e controlam sutilmente as nossas vidas.
Somente Deus pode satisfazer as profundas necessidades do nosso coração
e fazer-nos viver de verdade. Portanto, seríamos sábios se considerássemos o
conselho amoroso do apóstolo Paulo: “Por isso, meus irmãos, fujam da
idolatria”. David Roper
Fonte do texto: Nosso Pão Diário
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