Lição
05: Ouvi o Teu Chamado
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Ouvi o teu chamado.
-
Falem: Nesta lição, vamos estudar sobre o chamado de Samuel.
-
Contem a história de Samuel quando ele foi chamado por Deus.
-
Em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa e contextualizada.
-
Depois, apliquem a dinâmica “Samuel,
Samuel”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Samuel, Samuel
Objetivo:
Contextualizar o chamado de Samuel para a vida dos alunos.
Material:
Não
é necessário
Procedimento:
-
Após o relato da história de Samuel quando foi chamado por Deus, escolham um
aluno da classe para representar o personagem Samuel.
-
Orientem para que ele fique de costas para os colegas e um pouco longe deles.
Peçam
para que um aluno chame: Samuel, Samuel! O aluno “Samuel” escuta e procura
reconhecer de quem é a voz.
Este
procedimento deve ocorrer com pelo menos uns 03 alunos chamando Samuel, depois vocês
trocam o aluno “Samuel” também.
-
Quando o aluno “Samuel” reconhecer a voz deve falar: Fala, fulano(nome do
colega) que eu te escuto.
Se
ele não reconhecer a voz, outro aluno deve chamá-lo.
-
Depois, conversem com os alunos sobre:
O que estão escutando?
Obedecem
a estas vozes?
De
quem são estas vozes, merecem ser atendidas e obedecidas?
De
que forma estão atendendo seus pais quando eles lhes chamam?
-
Falem: O menino Samuel quando foi chamado pela primeira vez por Deus pensou que
fosse o sacerdote Eli e prontamente foi saber o que ele queria. Demonstrando
obediência e que estava atento. Assim também, vocês devem se comportar e
observar se podem ou não atender aos chamados, conforme o ensinamento bíblico e
a orientação dos seus pais.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário