Lição 05: O
Sumo Sacerdote e os sacerdotes
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: O Sumo-sacerdote e os sacerdotes.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sacerdote
Objetivo:
Refletir sobre as atitudes dos sacerdotes.
Material:
Um
pedaço de tecido para cobrir os olhos, para a metade da turma.
Procedimento:
-
Organizar os alunos em duplas. Um vai representar o “sacerdote” e o outro será
um seguidor.
-
Peçam para que os seguidores, coloquem uma faixa cobrindo os olhos.
-
Orientem os sacerdotes para que deem comandos para os seguidores executarem, como por exemplo: Siga em frente!
Dobre à direita! Dobre à esquerda! Dê 03 passos para frente! Dê 02 passos para
trás! etc.
Com
estes e outros comandos, os “sacerdotes” podem de forma deliberada induzir o
aluno ao erro e/ou ao acerto. Dessa forma, vocês poderão analisar sobre os verdadeiros
e falsos ensinos, enfatizando a importância de conhecermos a Palavra de Deus.
-
Depois, façam a troca de papéis, isto é, o “sacerdote” passará a ser o seguidor
e deverá ser repetidos comandos.
-
Retirem a venda do aluno e façam as seguintes perguntas:
Como
você se sentiu sendo guiado pelo “sacerdote”?
O
“sacerdote” transmitiu confiança?
-
Reflitam sobre as respostas dos seguidores, enfatizando a importância da
segurança, confiança que devemos ter com os verdadeiros ensinos dos sacerdotes.
- Pode
acontecer que os seguidores não executem alguns comandos que os sacerdotes
falaram, porque pode confundir direita com esquerda e/ou não prestar atenção ao
que está sendo orientado.
Esta
atitude proporcionará a vocês a oportunidade de falar que os seguidores
precisam estar atentos se a voz do sacerdote representa comandos verdadeiros ou
falsos, tendo como padrão a Palavra de Deus.
-
Finalizem, lendo: João 10.1 a 5:
“Na
verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das
ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
Aquele,
porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
A
este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas
ovelhas, e as traz para fora.
E,
quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o
seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas
de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a
voz dos estranhos”.
Ideia
Original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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