Lição
03: Entrando no Tabernáculo: o Pátio
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Entrando no Tabernáculo: o Pátio.
- Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando 03 ilustrações
do Tabernáculo:
01 –
Figura para mostrar o acampamento dos israelitas ao redor do Tabernáculo:
02 –
Figura para mostrar as 03 partes do Tabernáculo, enfatizando o átrio:
03 –
Figura para mostrar as 04 colunas e as cortinas do Pátio:
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a Dinâmica “Eu sou a porta”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Eu sou a porta
Objetivo:
Refletir sobre o amor de Deus
ao enviar seu filho Jesus, a porta da salvação para a humanidade.
Material:
01 giz
Procedimento:
- Desenhem com giz 02 círculos
separados, com uma comunicação entre eles como se fosse uma ponte.
Cada círculo deve caber todos
dos alunos.
- Coloquem dentro de um dos
círculos todos os alunos. No outro círculo, escrevam a palavra “DEUS”.
- Falem, apontado para os
alunos: O pecado separa a humanidade de Deus. Vejam que vocês estão separados
de Deus.
- Depois, apresentem o que
Deus fez para restabelecer o relacionamento com a humanidade, após o pecado.
Leiam: “Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
- Lemos que Deus com seu
grande amor providenciou uma solução para que não houvesse mais esta separação.
Jesus é a porta que nos conduz a Deus.
Leiam: “Eu sou a porta; se alguém entrar por mim,
salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens”(João 10:9).
Em seguida, escrevam na
ligação entre os dois círculos a palavra “JESUS”.
- Falem: E agora, vocês
continuam separados de Deus! Mas, comecem a citar os nomes dos alunos, falando:
Deus amou tanto “Fulano de tal” que...(citando o versículo de João 3. 16)
Nesse momento, o aluno deve
passar pela “ponte” que é Jesus e entrar no outro círculo, à medida que o nome
dele for citado dentro do versículo.
- Quando todos os alunos
estiverem dentro do círculo “Deus”, falem que esta é uma demonstração do grande
amor de Deus para com eles e a humanidade.
- Para concluir, leiam: “Mas
Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós
ainda pecadores”(Romanos 5:8).
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Parabéns irmã, pela dinâmica maravilhosa.
Aline, muito obrigada pela visita ao blog.
Que bom que gostou da dinâmica sugerida. Faça bom proveito. Volte sempre.
Postar um comentário