Lição 03: Moisés
– o líder da Lei
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Moisés – o líder da Lei.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Exemplo de Moisés
Objetivo:
Promover o estudo sobre as características da liderança de Moisés.
Material:
Cópias
da figura de pé esquerdo e direito(a quantidade vai depender do número de
características – vejam abaixo).
Características
da liderança de Moisés(digitadas)
Fita
adesiva
Pincel
atômico
01
tubo de cola
Procedimento:
Antes da aula:
Colem
as características debaixo de cada pé
Dedicado
Humilde
Manso
Bondoso
Obediente
Fiel
Confiável
Temperamento
descontrolado
Caráter
controlado
Líder
solitário(Centralizador - na fase inicial)
Não
percebia a necessidade dos liderados(na fila e em pé)
Agenda
lotada(“... de manhã ao por do sol..”)
Soube
escutar Jetro
Aceitou
proposta de Jetro
Temente
a Deus
Tinha
objetivos claros de acordo com a vontade de Deus
Preparado
por Deus
Orava
Adorava
a Deus
Rejeitava
o erro e corrigia.
-
Montem no piso da classe um caminho com as figuras dos pés, já com as
características coladas neles.
-
Falem: Este caminho representa o caminhar do líder Moisés desde sua chamada,
aceitação do chamado e atuação no Egito diante de Faraó, a peregrinação no
deserto com o povo de Israel. Várias ações foram executadas por Moisés e nelas
podemos observar as características, quer positivas ou negativas.
-
Agora falem: Vamos conhecê-las?
-
Peçam para que os alunos caminhem sobre o caminho e escolham um pé e leiam a
característica contida nele.
É
interessante que após a leitura de cada característica, o professor fale qual
foi a situação na qual esta característica pode ser vista na liderança de
Moisés.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário