Lição
03: O dinheiro e seus perigos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe
a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a
semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão
que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos
afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O dinheiro e seus perigos.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Consumismo”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Consumismo
Objetivo:
Refletir sobre o consumismo exagerado e suas consequências.
Material:
Tabloides de propaganda de grandes lojas de departamentos para os alunos.
Procedimento:
–
Distribuam 01 tabloide para cada aluno.
–
Falem: Olhem o tabloide, anotem os valores dos objetos que vocês desejam
comprar e depois somem.
–
Agora, perguntem: O que vocês fariam para adquirir estes objetos? Aguardem as
respostas.
–
Em seguida, realizem uma série de questionamentos, tais como:
Há
necessidade de comprar todos os objetos?
Eles
são prioritários? São realmente necessários?
Comprar
os objetos porque estão em promoção, mesmo não tendo condições de comprar?
As
condições de pagamento: comprar parcelado ou no cartão, vai comprometer o
orçamento doméstico? Pagar com cheque especial, mesmo sabendo dos altos juros?
Comprar uma parte a vista e o restante parcelado? As parcelas cabem no bolso?
–
Escolham 02 alunos, um que teve cuidado com as compras e o outro que se
excedeu, e questionem sobre a escolha dos produtos e condições de pagamento.
–
Perguntem: vocês já compraram algo que não tinham necessidade? Já se
endividaram por causa de compras exageradas? Que outras consequências surgiram?
–
Para concluir, reflitam sobre o consumismo evidenciado pela mídia e o incentivo
de alguns líderes quanto ao ensino do “ter” como sendo prosperidade.
–
Leiam I Tm 6. 9 e 10.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário