Lição
05: Dízimos e ofertas como disciplina para uma vida bem-sucedida
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com
os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Dízimos e ofertas como disciplina para uma
vida bem-sucedida.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “E os
90%?”, que permitirá a condução do estudo ilustrativo do tema.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: E os 90%?
Objetivos:
Ilustrar
a décima parte de um todo.
Estudar
sobre o dízimo
Material:
01
bolo ou 01 pizza dividida em 10 pedaços
Quadro
ou cartolina
Procedimento:
-
Perguntem aos alunos: O que significa a palavra “dízimo”?
-
Aguardem as respostas. Observem as informações apontadas pelos alunos, corrijam
se necessário e acrescentem outras informações.
-
Desenhem num quadro ou cartolina uma figura de um todo com a décima parte
destacada, por exemplo:
-
Então, falem (apontando para o desenho): isto representa nossa renda e a parte
destacada representa o dízimo que devemos entregar na igreja.
-
Leiam: Malaquias 3.10.
“Trazei
todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e
depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos
abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não
haja lugar suficiente para a recolherdes”.
-
Trabalhem sobre o dízimo no Novo e Antigo Testamento, apresentando as
referências.
-
Para concluir, dividam entre os alunos o bolo ou a pizza, ressaltando a ideia
da décima parte. Para tanto, sugiro que alguém compre a décima parte e o
dinheiro deve ser colocado na oferta da EBD.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário