Lição
03: Crendo para Interpretar a Bíblia
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da
lição: Crendo para Interpretar a Bíblia.
- Depois, apliquem a dinâmica “Seguindo Regras”.
- Em seguida, trabalhem os
pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
Seguindo Regras
Objetivo:
Promover de forma lúdica reflexão sobre a importância de estar atento a leitura
e interpretação de um texto.
Material:
01 cópia de um texto de
atividades para cada aluno(postada no procedimento)
Procedimento:
- Distribuam 01 cópia da
atividade para cada aluno(postada abaixo):
Texto de Atividade
Leia tudo
antes de fazer qualquer coisa, mas trabalhe o mais rapidamente que puder.
01 –
Coloque seu nome no alto à direita deste papel.
02 – Passe
um círculo em volta da palavra nome.
03- Agora
faça um círculo em torno do título deste trabalho.
04 –
Escreva o nome da capital do estado que você nasceu:_____________________
05 –
Sublinhe toda a frase no. 01 e diga em voz alta: comecei!
06 – Faça
três quadrados na margem superior esquerda da folha.
07 – Agora
que você chegou até aqui, diga o seu nome completo em voz alta.
08 – Se
você acha que acompanhou as instruções até esse ponto, levante o braço
direito e diga em voz alta: Acompanhei!
09 - Feche
os olhos e levante sua mão esquerda acima da cabeça e levante-se da cadeira
por 10 segundos.
10 – Conte
em voz alta de 10 a 01.
11 –
Escreva nas costas da folha uma atividade preferida.
12 – Agora,
levante-se e diga: estou terminando!
13 – Conte
quantas pessoas tem na turma e escreva: ___________
14 – Agora
que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções,
mas, por favor, não revele ao seu colega do lado.
Autoria
desconhecida.
|
- Orientem os alunos para que
sigam a instrução da atividade.
Observação: na atividade há
somente uma ação a ser realizada que se encontra logo no início “Leia tudo
antes de fazer qualquer coisa...”, mas normalmente as pessoas não observam esta
recomendação e começam a realizar todas as outras ações.
- Observem as atitudes dos
alunos durante a atividade.
Depois de um certo tempo, eles
vão perceber que estão fazendo errado ao lerem o item 14 da atividade: “Agora
que você leu todas as instruções, cuidadosamente. Ignore todas as instruções,
mas, por favor, não revele ao seu colega do lado”.
- Em seguida, questionem a
razão deles não terem observado a única norma correta, realizando as outras. O
que lhes faltou? Qual regra era para ser seguida?
- Para concluir, falem: Vocês
falharam na leitura de um pequeno texto de atividades. E para ler a Bíblia?
Nesta lição vamos estudar sobre as regras de interpretação da Bíblia.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário