Lição 04: Os
reis de Judá e de Israel
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se
aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal
para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Os reis de Judá e de Israel.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Caminhos opostos na liderança
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre a liderança de rei Ezequiel e Acabe.
Extrair
lições destes dois tipos de líderes.
Material:
01
figura de um semáforo
05
pedaços de cartolina vermelha
04
pedaços de cartolina verde
01
pedaço de cartolina amarela
Procedimento:
Antes da aula:
-
Colar ou escrever nos pedaços de cartolina vermelha as seguintes
características referentes ao rei Acabe:
Ímpio
casou-se com uma princesa idolatra e ímpia
Tornou-se
ímpio e idólatra
Perseguiu
um profeta
Praticou
injustiça
Fez
aliança com um rei ímpio
-
Colar ou escrever nos pedaços de cartolina verde as seguintes características
referentes ao rei Ezequiel:
Estabeleceu
o culto ao senhor
Ordenou
a purificação do templo e dos levitas
Celebrou
a Páscoa
Organizou
o serviço dos sacerdotes e dos levitas
Na aula:
-
Fixem em local visível a figura do semáforo.
-
Perguntem:
Qual
a finalidade de um semáforo?
Como
deve ser utilizado um semáforo?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, falem que o que vamos aprender nesta aula referente a liderança de 02
reis, pode ser comparada ao uso de um semáforo.
-
Falem: O rei Acabe reinou 22 anos no reino do norte – Israel e o rei Ezequiel
reinou 29 anos no reino do sul – Judá.
-
Distribuam os pedaços de cartolinas entre os alunos.
-
Peçam para que cada aluno, que recebeu o recorte em cor vermelha, leia para a
turma. Em seguida, devem ler os que receberam os recortes na cor verde.
-
Depois da leitura, perguntem:
De
quem são estas características?
(Lembrem-se
de que vocês já falaram os nomes dos 02 reis. Esta será uma forma de testar a
atenção deles).
-
Em seguida, vocês falem que as características negativas são do rei Acabe e as
positivas do rei Ezequiel.
-
Perguntem: Por que estão nestas cores? Acabe com a vermelha e Ezequiel com a
cor verde?(neste momento, apontem para o semáforo).
Deixem
que os alunos pensem, aguardem as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a cor verde do semáforo indica que há condições de ir
adiante, de prosseguir, de imitar, tal qual as características da liderança de
Ezequiel que podem ser imitadas. Porém, a cor vermelha do semáforo nos adverte
para não prosseguir, isto é, parar para que não haja problemas, tais quais as
características do rei Acabe.
-
Falem: Mas, está faltando a cor amarela do semáforo! Ela nos indica o cuidado para
com as ações quando estamos na liderança. Ter atenção para buscar exemplos
positivos.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário