RSS

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Juvenis – Currículo do Ano 2: Eu, um líder
Lição 04: Os reis de Judá e de Israel
Professoras e professores, observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Escrevam no quadro o tema da aula: Os reis de Judá e de Israel.
 - Para introduzir o estudo da lição, utilizem a dinâmica “Caminhos opostos na liderança”.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição. 
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Caminhos opostos na liderança
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a liderança de rei Ezequiel e Acabe.
Extrair lições destes dois tipos de líderes.
Material:
01 figura de um semáforo
05 pedaços de cartolina vermelha
04 pedaços de cartolina verde
01 pedaço de cartolina amarela
Procedimento:
Antes da aula:
- Colar ou escrever nos pedaços de cartolina vermelha as seguintes características referentes ao rei Acabe:
Ímpio casou-se com uma princesa idolatra e ímpia
Tornou-se ímpio e idólatra
Perseguiu um profeta
Praticou injustiça
Fez aliança com um rei ímpio
- Colar ou escrever nos pedaços de cartolina verde as seguintes características referentes ao rei Ezequiel:
Estabeleceu o culto ao senhor
Ordenou a purificação do templo e dos levitas
Celebrou a Páscoa
Organizou o serviço dos sacerdotes e dos levitas
Na aula:
- Fixem em local visível a figura do semáforo.
- Perguntem:
Qual a finalidade de um semáforo?
Como deve ser utilizado um semáforo?
Aguardem as respostas.
- Depois, falem que o que vamos aprender nesta aula referente a liderança de 02 reis, pode ser comparada ao uso de um semáforo.
- Falem: O rei Acabe reinou 22 anos no reino do norte – Israel e o rei Ezequiel reinou 29 anos no reino do sul – Judá.
- Distribuam os pedaços de cartolinas entre os alunos.
- Peçam para que cada aluno, que recebeu o recorte em cor vermelha, leia para a turma. Em seguida, devem ler os que receberam os recortes na cor verde.
- Depois da leitura, perguntem:
De quem são estas características?
(Lembrem-se de que vocês já falaram os nomes dos 02 reis. Esta será uma forma de testar a atenção deles).
- Em seguida, vocês falem que as características negativas são do rei Acabe e as positivas do rei Ezequiel.
- Perguntem: Por que estão nestas cores? Acabe com a vermelha e Ezequiel com a cor verde?(neste momento, apontem para o semáforo).
Deixem que os alunos pensem, aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a cor verde do semáforo indica que há condições de ir adiante, de prosseguir, de imitar, tal qual as características da liderança de Ezequiel que podem ser imitadas. Porém, a cor vermelha do semáforo nos adverte para não prosseguir, isto é, parar para que não haja problemas, tais quais as características do rei Acabe.
- Falem: Mas, está faltando a cor amarela do semáforo! Ela nos indica o cuidado para com as ações quando estamos na liderança. Ter atenção para buscar exemplos positivos.
Por Sulamita Macedo.

0 comentários: