Lição
04: O Altar do Holocausto
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
-
Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O
Altar do Holocausto.
- Trabalhem o conteúdo da lição, utilizando 02
ilustrações do Tabernáculo:
01
– Figura do Tabernáculo para mostrar o local do altar do sacrifício:
02
– Figura do altar do sacrifício para apresentar detalhes de sua composição:
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, utilizem a Dinâmica “O Sacrifício Perfeito”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica:
O Sacrifício Perfeito
Objetivo:
Demonstrar a religação do homem com Deus, através do sacrifício perfeito e
único de Jesus.
Material:
4 folhas de papel ofício
01 tubo de cola branca
01 pincel atômico
01 rolo de durex
colorido(vermelho)
Procedimento:
- Cole 4 folhas de papel
ofício, formando um caminho e escreva, em um lado da folha, o versículo: “Mas
agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo
chegastes perto” (Efésios 2.13).
- Apresente para os alunos
este caminho sem mostrar o versículo, dizendo que o homem tinha livre acesso a
Deus, porém este caminho foi destruído por causa do pecado; nesse momento
rasgue o caminho.
- Entregue os pedaços para os
alunos e peça para que eles colem as partes, com durex colorido vermelho. Ao
terminarem, fale que somente através do sangue de Jesus o caminho pode ser
restaurado, através do sacrifício perfeito e único de Cristo na cruz.
- Então, apresente o lado do
caminho que contém o versículo(Ef 2.13) para que todos possam ler. Conclua,
lendo João 14.06.
- Para concluir, leiam:
“Mas, vindo Cristo, o sumo
sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito
por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas
por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma
eterna redenção”(Hebreus 9:11,12).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
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