Lição 10:
A Mordomia das Finanças
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo
vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Mordomia das Finanças.
- Depois, apliquem a dinâmica
“O Dinheiro”.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema
com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: O Dinheiro
Objetivo:
Refletir sobre o uso
equilibrado do dinheiro.
Material:
01 saco do tipo metalizado de
tamanho médio
Procedimento:
– Falem:
Contrair dívidas de forma
equilibrada e pagá-las, não há problema. Entretanto, o consumo exagerado, sem
limites, chegando ao endividamento pode causar sérios danos a pessoa e sua
família, como perdas de bens, bom convívio familiar, perda da saúde etc.
– Em seguida, leiam: I Tm 6. 9
a11:
“Mas os que querem ser ricos
caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que
submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de
toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se
traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas
coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”.
– Depois, apresentem um saco
sem fundo, cortado de forma que os alunos não percebam essa retirada(aconselho
aquele tipo de saco metalizado para presente, cortem a borda que fecha o saco –
façam isto em casa, antes da aula).
– Peguem uma cédula de 20, 00
reais ou de outro valor, mostrem para a turma e solicitem que um aluno se ponha
de pé diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco.
Segurem o saco de forma que
não apareça a parte de baixo aberta. O que vai acontecer? A cédula vai cair no
chão, passando pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto vai causar surpresa e
alguns alunos vão achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco.
Repitam a operação e depois
leiam Ageu 1.6 “Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos
fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o
que recebe salário, recebe-o num saco furado”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário