Lição 13: Diga
não à Corrupção!
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Diga não à corrupção!
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “De Olho na Vinha!”
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
De Olho na Vinha!
Objetivos:
Contextualizar
o tema da aula “A Vinha de Nabote” com a vida dos alunos.
Refletir
sobre as atitudes do cristão para se defender dos ataques do inimigo.
Material:
Mesa
ou bandeja
Uvas
(lavadas)
Suco
de uva
Copos
descartáveis pequenos(tipo cafezinho)
01
saco para lixo
Nomes
digitados: raposas(2) e raposinhas(2).
Versículos
digitados:
Número
01: “Eu sou a videira verdadeira e meu
pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda
aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo 15. 1 e 2
Número
02: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”. Ct 2.15
Número
03: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor,
bramando como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na
fé...”. I Pe 5. 8 e 9b.
-
Organizem uma mesa ou uma bandeja com uvas e suco de uva.
-
Separem 4 alunos e coloquem neles os nomes digitados raposas e raposinhas.
Deem
as seguintes orientações para as raposas e as raposinhas: devem ficar do lado
externo do círculo, andando e aguardando o momento de tentar entrar no
círculo(quando for lido o versículo número 2). Não há necessidade de empurrar
ou machucar alguém. Caso elas consigam entrar no círculo, devem pegar as uvas e
sair do círculo. Esta orientação não deve ser escutada pelos outros alunos.
-
Organizem os demais alunos em círculo ao redor da mesa ou uma bandeja com uvas
e suco de uva.
Orientem
para que os alunos fechem bem o círculo. Vocês professores também entram no
círculo.
-
Entreguem para 03 alunos os versículos digitados(01 para cada) e falem que será
dado o comando para que leiam.
-
Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 01, leia o conteúdo nele
escrito:
“Eu
sou a videira verdadeira e meu pai e o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá
fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê muito fruto”. Jo
15. 1 e 2
-
Falem: Qual o fruto da videira?
Certamente
os alunos vão dizer que é a uva.
-
Então, apontem para o centro do círculo, onde estão as uvas e falem: temos aqui
o fruto da videira e o suco deste fruto.
Falem
ainda que nós fazemos parte da vinha do Senhor.
-
Falem: Mas... Há sempre alguém que quer roubar, destruir a vinha, penetrando
quando há brechas, com atitudes negativas, de corrupção etc.
-
Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 02, leia o conteúdo nele
escrito:
“Apanhai-me
as raposas, as raposinhas, que fazem mal às vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”. Ct 2.15
Nesse
momento, as raposas e as raposinhas devem tentar entrar no círculo.
Caso
alguma raposa ou raposinha entre ou não no círculo, façam uma reflexão sobre a
vigilância, fidelidade, oração, leitura bíblica, firmeza de fé.
-
Falem: Estes pontos representam o cuidado com a vinha, tenhamos cuidado para
não perdermos a nossa herança.
-
Peçam para que o aluno que recebeu o papel com número 03, leia o conteúdo nele
escrito:
“Sede
sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando
como leão, buscando a quem possa tragar. Ao qual resisti firmes na fé...”. I
Pe 5. 8 e 9b.
-
Agora, peçam para que os alunos façam uma relação entre o que eles acabaram de
vivenciar na dinâmica e o que estudamos sobre a Vinha de Nabote.
-
Para concluir, sirvam as uvas e o suco para seus alunos.
Observação:
Não sujem o ambiente, utilizem o saco de lixo.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário