Lição
01: Quem Eu Sou em Jesus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da
lição: Quem eu sou em Jesus.
- Para introduzir o estudo do
tema da aula, utilizem a dinâmica “Eu sou um discípulo”.
- Em seguida, trabalhem o
conteúdo da lição. Lembrem-se de que
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Eu sou um discípulo
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre a chamada dos discípulos de Jesus, inserindo os
alunos como novos discípulos também chamados pelo Mestre.
Material:
Nomes digitados: Discípulo
Nomes dos discípulos de Jesus
01 rolo de fita adesiva
Procedimento:
- Falem: Jesus chamou 12
pessoas para auxiliá-lo em seu ministério. Eles são chamados de discípulos.
Coloquem o nome “Discípulo” no quadro.
- Perguntem: Qual o nome
destes 12 discípulos?
Aguardem as respostas.
Certamente, os alunos indicarão alguns nomes. Depois acrescentem os nomes dos
demais discípulos, no quadro.
Leiam Mt 10. 1 a 4: “E,
chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos,
para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Ora, os nomes dos doze
apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão;
Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão;
Filipe e Bartolomeu; Tomé e
Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;
Simão, o Cananita, e Judas
Iscariotes, aquele que o traiu”.
- Peçam para que os alunos
repitam a leitura dos nomes, todos de uma vez.
Simão(Pedro), André, Tiago(Zebedeu),
João, Felipe, Bartolomeu, Tomé, Mateus, Tiago(Alfeu), Lebeu, Simão(cananita) e
Judas.
- Falem sobre a chamada deles,
mostrando alguns versículos, como: Mt 10. 1, 5 a 8.
“E, chamando os seus doze
discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e
para curarem toda a enfermidade e todo o mal.
Jesus enviou estes doze, e
lhes ordenou, dizendo: Não ireis pelo caminho dos gentios, nem entrareis em
cidade de samaritanos;
Mas ide antes às ovelhas
perdidas da casa de Israel;
E, indo, pregai, dizendo: É
chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os
leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de
graça dai”.
- Para finalizar, façam o
seguinte:
O aluno fala: Jesus chamou os
discípulos(fala 03 nomes dos discípulos) e
continua chamando mais discípulos. Ele me chamou e também... (falar os
nomes dos colegas).
Este procedimento deve se
repetir até todos os alunos participem.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário