Lição
13: A Vinda do Senhor: a Nossa Suprema Esperança
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Vinda do
Senhor: a Nossa Suprema Esperança.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Arrumando a Mala”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade
de estar preparado para a Vinda de Jesus.
Material:
02 cartolinas
02 pincéis atômicos.
Procedimento:
- Escolham dois alunos e
falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma
hora.
- Mostrem a mala, que será
representada pelo quadro ou a cartolina.
- Solicitem para que eles
escrevam os nomes dos objetos que irão levar.
- Cronometrem o tempo não
deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.
- Várias situações podem
acontecer:
1 – Pelo pouco tempo, os 02
alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo,
os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.
3 – Os alunos recusarem
arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.
Observação: Qualquer que seja
o resultado, há lições a ser extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.
- Falem: Vamos estudar sobre a
Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o
arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:
Para a situação 01: Não se
prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a
preparação.
Para a situação 02:
Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.
Para a situação 03: Recusaram o
momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se
organizarem.
- Falem: O importante é que
todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O
estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
- Então, comecem o estudo da
lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário