Lição
01: A origem da Bíblia
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Origem da Bíblia.
-
Para introduzir o estudo do tema da aula, utilizem a dinâmica “O Manual de
Instruções”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
O manual de Instruções
Objetivo: Introduzir o estudo sobre o manual de instruções
para o cristão – a Bíblia.
Material:
01
Bíblia
Alguns
manuais de instruções de equipamentos ou de outros objetos
01
notebook com acesso a internet
Vídeo
do YouTube “Montando a Barraca”
Para
ver o vídeo sigam o link:
https://www.youtube.com/watch?v=2dQyLHMg38U
Procedimento:
-
Iniciem com uma roda de conversa, solicitando que os alunos comentem sobre o
que já vivenciaram sobre alguém ou eles mesmos que usaram ou não uma manual de
instruções de um equipamento ou de um brinquedo etc.
Observem
o que eles falam sobre o uso ou não de manual de instrução e o resultado dessas
ações.
-
Organizem os alunos para que vejam como montar uma barraca, através de um
vídeo, já mencionado no item material, com duração de apenas 50 segundos.
-
Exibam o vídeo.
-
Perguntem:
O
que vocês viram neste vídeo?
Foi
difícil ou fácil a montagem da barraca? Por quê?
Vocês
montariam esta mesma barraca com dificuldade ou não?
Aguardem
as respostas.
-
Falem: Neste vídeo não vemos a utilização de um manual de instruções para a
montagem da barraca, mas observamos que há conhecimento e domínio das normas de
como montá-la, por parte das 02 pessoas.
-
Apresentem vários manuais de instruções de equipamentos ou outros objetos que
vocês possuam.
-
Falem: Os fabricantes fornecem manual de instruções dos equipamentos que
produzem com a finalidade de orientar a montagem ou utilização dos equipamentos
de forma adequada.
-
Falem: Neste trimestre, vamos estudar sobre um manual de instruções muito
importante para o cristão, através dele pode-se saber como viver de forma
segura. Qual é este manual?
Neste
momento, apresentem a Bíblia.
-
Para concluir falem: A Bíblia é considerada, por milhares de pessoas, um guia
confiável, pois através da observância de seu conteúdo e aplicação dos seus
ensinamentos, elas encontram segurança para sua vida hoje e no futuro.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário