Lição
13: Vivendo para a Glória de Deus
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes,
parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: Vivendo para a glória de Deus.
-
Nesta lição vamos estudar sobre as atitudes cristã diante da comunicação,
enfatizando aquilo que falamos deve ser para a glória de Deus.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Telefone Sem Fio”.
-
Em seguida, analisem alguns provérbios populares, tais como:
“Quando
morrer o corpo vai num caixão, a língua num caminhão”.
“Fulano
tem coceira na língua”.
“Boca
fechada não entra mosca”.
“Quem
muito fala, muito erra”.
“O
burro calado passa por sábio”.
“A
boca fala do que o coração está cheio”.
“Quem
conta um conto, aumenta um ponto”.
“Quem
muito fala, dá bom dia a cavalo”.
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
Telefone Sem Fio
Objetivo:
Refletir
sobre a importância de transmitir informações de forma verdadeira.
Material:
Um
pequeno texto(vejam no procedimento)
Procedimento:
-
Preparem um pequeno texto contendo várias informações, como por exemplo:
“Fui
numa doceria e escolhi: chocolates, balas de vários sabores, pirulitos, 01
pipoca doce e 02 salgadas, pastilhas, 7 chicletes, jujubas, 01 garrafa de água.
Fui para a fila do caixa para pagar, mas, quando chegou minha vez de ser
atendido, o sistema saiu do ar e moça se desculpou e disse que eu teria que
esperar, se pudesse. Reclamei e pedi
para fazer a soma de outra forma, mas não foi possível. Esperei ainda 30
minutos, não houve jeito e acabei desistindo”.
-
Escolham 8 a 10 alunos e os posicionem na frente da classe, um ao lado do
outro.
-
Expliquem que vocês vão transmitir uma mensagem para o primeiro aluno e este
passará as informações para o colega ao lado e assim sucessivamente, até chegar
ao último. Esclareçam que a mensagem deve ser transmitida de forma que ninguém
escute, com exceção daquele que está recebendo-a.
-
Peçam para que o último aluno fale qual a mensagem que recebeu. Com certeza a
mensagem estará truncada, distorcida, errada.
-
Em seguida, revelem a mensagem inicialmente transmitida.
-
Concluam, dizendo que embora seja uma brincadeira, extraímos lições preciosas,
tais como: a importância de transmitir o que ouvimos de alguém corretamente,
não mentir, não espalhar fofoca, não levantar falso testemunho.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário