Lição
12: A Impiedade Decorrente dos Falsos Ensinos
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
-
Apresentem o título da lição: A Impiedade
Decorrente dos Falsos Ensinos
-
Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
-
Para concluir, apliquem a dinâmica “Vida Frutífera”, que possibilitará a
reflexão sobre o cuidado com a apostasia.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vida Frutífera
Objetivo:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com nossa
vida espiritual e moral.
Alertar sobre a apostasia e a infidelidade a Deus.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno
Procedimento:
– Distribuam a metade da folha de papel ofício para
cada aluno.
– Orientem para que eles desenhem uma semente (do
lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra(do lado direito).
– Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em que
ou em quem está alicerçado.
Está firmado em Deus ou sua fé está cambaleante com
poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer derrubá-la? É
bom ter cuidado com a apostasia e com os falsos mestres.
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo em que
a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido tratado
para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que tipo
de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se apresentado
em todas as estações de sua vida?
– Para concluir, falem: Temos plantando boas
sementes em solos bem preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos
como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus, com
apostasia, infidelidade a Deus.
Por Sulamita Macedo.
2 comentários:
A paz do senhor irmã, sou de Serra Caiada, Rn, estou chegando agora no blogger e já gostei das orientações tenho certeza que vai ser bem proveitoso pra minhas aulas com os jovens.
A paz do Senhor. Muito obrigada pela visita ao blog. Seja bem-vindo(a)!
Que bom que gostou. Faça bom proveito com as aulas dos jovens em Serra Caiada.
Volte sempre!
Postar um comentário