Lição
13: Seja um Mordomo Fiel
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: Seja um Mordomo Fiel.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Esperando o Noivo”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Dinâmica: Esperando o noivo
Objetivos:
Ilustrar e estudar sobre a
parábola das 10 Virgens.
Refletir sobre qual deve ser a
conduta do cristão diante da vinda de Jesus.
Material:
10 velas
05 caixas de palito de
fósforos
05 caixas de palito de
fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno
Procedimento:
- Escolham 05 alunos para
representarem as moças prudentes e 05 para representar as imprudentes.
- Entreguem velas para as 05
prudentes e 01 caixa de palito de fósforos. Da mesma forma, entreguem velas
para as 05 imprudentes e 01 caixa de palito de fósforos vazia.
- Peçam para que os dois
grupos se posicionem diante da sala.
- Leiam Mateus 25:1-10:
“Então o reino dos céus será
semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do
esposo.
E cinco delas eram prudentes,
e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas
lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram
azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo,
tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um
clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se
levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às
prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam,
dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem,
e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo,
chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e
fechou-se a porta”.
- Após a leitura da parábola
das 10 virgens, falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de
casamento. Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na
casa do pai dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e
conduziam tochas para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após
o encontro do noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de
casamento.
- Vocês devem dizer: Lá vem o
noivo!
- Neste momento, os dois
grupos devem acender as velas, somente 01 grupo vai conseguir(as prudentes).
- O outro grupo que não conseguiu
acender as velas deve pedir ao outro grupo palitos de fósforo, mas deve ser
negado. Elas saem para comprar azeite e quando retornam batem na porta que está
fechada, mas não será aberta.
- Agora, reflitam sobre qual
deve ser a conduta do cristão diante da vinda de Jesus.
Por Sulamita Macedo.
Para finalização do trimestre, sugiro a realização de uma
gincana com o tema “Seja um mordomo fiel”
Analise a possibilidade de local para a realização das
tarefas da gincana sugeridas abaixo
Caso não seja possível a realização das tarefas sugeridas
em espaço mais adequado, façam adaptação das atividades para execução na classe,
mesmo dentro da igreja(sem haver interferência para outras classes)
Para fazer uma gincana é necessário fazer pelo menos 02
grupos. Pode ser mais.
Tarefas para os grupos executarem(para 02 grupos):
Tarefa 01:
Fazer encenação da parábola das Dez Virgens(grupo 01)
Fazer encenação da parábola do Servo Vigilante(grupo 02)
Tarefa 02:
Explicar a parábola das Dez Virgens relacionando ao tema
“seja um mordomo fiel”(grupo 01)
Explicar a parábola do Servo Vigilante relacionando ao tema
“seja um mordomo fiel”(grupo 02)
Tarefa 03:
Citar as características do mordomo fiel(grupo 01)
Citar as características do mordomo infiel(grupo 02)
Tarefa 04:
Executar um grito de guerra que faça referência ao tema da
fidelidade(grupo 01 e 02)
Tarefa 05:
Apresentar objetos ou figuras que representem os temas
estudados nas lições anteriores. Estes temas estudados dizem respeito a
mordomia cristã, que devemos observar para que sejamos mordomos fiéis(grupo 01
e 02)
Tarefa 06:
Organizar uma ação social, desde a lição 11, para ajudar a
necessitados. A escolha fica a critério da turma, quanto a quem será ajudado e
com quais produtos.
Os grupos 01 e 02 devem apresentar as doações no dia da
lição 13.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário