Lição 01:
Escatologia?! O que isso significa?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Escrevam no quadro o tema da aula: Escatologia?! O que isto significa?
- Para introduzir o estudo da lição, utilizem
a dinâmica “A Ordem das Coisas”.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica:
A Ordem das Coisas
Objetivo: Iniciar o estudo sobre os eventos escatológicos.
Material:
01
rolo de fita adesiva
01
rolo de barbante
11
envelopes
11
expressões digitadas(acontecimentos): O ARREBATAMENTO DA IGREJA, O TRIBUNAL DE
CRISTO, A GRANDE TRIBULAÇÃO, AS BODAS DO CORDEIRO,A REVELAÇÃO DO SENHOR JESUS, O FIM DO IMPÉRIO
DO ANTICRISTO, O JULGAMENTO DAS NAÇÕES, O MILÊNIO, A ÚLTIMA REVOLTA DO DIABO E
SEU JULGAMENTO, O JUÍZO FINAL, NOVOS CÉUS E NOVA TERRA.
Procedimento:
ANTES
DA AULA:
-
Coloquem cada acontecimento(digitado) dentro de um envelope.
-
Espalhem estes envelopes, escondidos pela classe, pode ser debaixo de mesa,
cadeira, carteira etc.
-
Fixem um barbante na sala, o tamanho deve ser de modo que caibam pendurados
todos os 11 acontecimentos digitados.
DURANTE
A AULA:
-
Solicitem aos alunos que procurem os 11 envelopes, antes falem que nestes
envelopes há algo a ser revelado.
-
Quando todos os envelopes forem encontrados, peçam aos alunos para que abram o
envelope e leiam o conteúdo a ser revelado.
-
Depois, estimulem os alunos a pensar qual a ordem desses acontecimentos
escatológicos e coloque-os no varal, da esquerda para a direita.
-
Depois, comecem a trabalhar com eles o que significa cada evento de forma objetiva,
começando do 1º. acontecimento até o último, na ordem em que vão acontecer.
À
medida que for sendo realizada a explicação, os alunos deverão trocar os
eventos de lugar, caso estejam fora da ordem(certamente estará).
-
Depois afirmem que estes eventos serão estudados ao longo do trimestre.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário