Lição
12: A Mordomia do Cuidado com a Terra
1 –
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 - Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas
sugestões:
- Apresentem o título da lição: A
Mordomia do Cuidado com a Terra.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar
a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias
de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Para refletir sobre o cuidado
com terra e a importância da conscientização ambiental, vejam a possibilidade
de exibição de um dos vídeos abaixo:
Vídeos do YouYube:
Preservação do Meio ambiente:
Meio Ambiente:
- Para concluir, apliquem a dinâmica
“Agente Multiplicador”.
Tenham uma excelente e
produtiva aula!
Observação:
Vocês podem organizar uma aula de campo
a um parque ecológico ou a uma instituição de trabalha com preservação
ambiental. Vejam a melhor data para o grupo.
Para
isto, deve haver:
Agendamento
prévio com a instituição
Meio
de transporte para o traslado: ônibus fretado ou da linha, trem...
Lanche
e água: combinar se cada um levará o seu ou os professores organizarão para
todos.
Acompanhantes:
outros professores, nunca vá sozinho com os alunos.
Recursos
financeiros: para o traslado e lanche
Lista
dos participantes: antes de sair fazer uma chamada, contar quantas pessoas
presentes e riscar os ausentes. Depois, que entrar no ônibus, contar novamente.
Para retornar da mesma forma.
Tenho
certeza que vale a pena, pois também será um momento descontraído para a turma.
Por
Sulamita Macedo.
Dinâmica:
Agente Multiplicador
Objetivos:
Incentivar
a disseminação de ideias sobre preservação ambiental
Concluir
estudo sobre preservação ambiental
Material
para cada grupo:
01
cartolina
Pincel
atômico
Revistas
para recorte de figuras
01
cola
Rolo
de fita adesiva(apenas 01 para todos os grupos)
Procedimento:
-
Dividam a turma em vários grupos.
-
Forneçam os seguintes materiais para cada grupo: cartolina, pincel atômico,
revistas para recorte de figuras, cola e fita adesiva.
-
Orientem para que elaborem um cartaz sobre preservação ambiental.
-
Estipulem um tempo para esta atividade.
-
Peçam para os alunos apresentarem os cartazes para os demais colegas.
-
Em seguida, vocês devem colocar os cartazes no quadro de avisos ou em outros
ambientes da igreja.
Por
Sulamita Macedo.
Para finalização do trimestre, sugiro a realização de uma
gincana com o tema “Seja um mordomo fiel”
Analise a possibilidade de local para a realização das
tarefas da gincana sugeridas abaixo
Caso não seja possível a realização das tarefas sugeridas
em espaço mais adequado, façam adaptação das atividades para execução na
classe, mesmo dentro da igreja(sem haver interferência para outras classes)
Para fazer uma gincana é necessário fazer pelo menos 02
grupos. Pode ser mais.
Tarefas para os grupos executarem(para 02 grupos):
Tarefa 01:
Fazer encenação da parábola das Dez Virgens(grupo 01)
Fazer encenação da parábola do Servo Vigilante(grupo 02)
Tarefa 02:
Explicar a parábola das Dez Virgens relacionando ao tema
“seja um mordomo fiel”(grupo 01)
Explicar a parábola do Servo Vigilante relacionando ao tema
“seja um mordomo fiel”(grupo 02)
Tarefa 03:
Citar as características do mordomo fiel(grupo 01)
Citar as características do mordomo infiel(grupo 02)
Tarefa 04:
Executar um grito de guerra que faça referência ao tema da
fidelidade(grupo 01 e 02)
Tarefa 05:
Apresentar objetos ou figuras que representem os temas
estudados nas lições anteriores. Estes temas estudados dizem respeito a
mordomia cristã, que devemos observar para que sejamos mordomos fiéis(grupo 01
e 02)
Tarefa 06:
Organizar uma ação social, desde a lição 11, para ajudar a
necessitados. A escolha fica a critério da turma, quanto a quem será ajudado e
com quais produtos.
Os grupos 01 e 02 devem apresentar as doações no dia da
lição 13.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário