Adolescentes - Aprendendo com as Cartas
Lição 12: Falando o que Convém
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição: Falando o que convém.
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “A Lixeira”.
Tenham uma excelente e produtiva aula
Dinâmica: A Lixeira
Objetivos:
Refletir sobre atitudes negativas quanto ao ato de falar.
Promover mudança de comportamento.
Figuras de Igreja, casa, escola, computador e de uma pessoa
01 rolo de fita adesiva
01 lixeira
¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
Procedimento:
- Coloquem em lugar visível as figuras da Igreja, casa,
escola, computador e pessoa.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que os alunos escrevam ações que normalmente as
pessoas praticam quanto ao ato de falar que precisam ser melhoradas tanto a nível
pessoal, familiar e na Igreja, no relacionamento com os colegas na escola e na
internet.
Por exemplo: Gírias, palavrões, apelidos maldosos, mentira,
fuxico, conversas inadequadas na internet ou com os colegas etc.
- Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis
contendo estas atitudes apontadas por eles. Colocar na lixeira significa a
retirada, o descarte daquilo que não serve para o cristão, simbolizando a
limpeza, a pureza, a santidade requerida para os salvos.
- Agora, falem: Já que foram retiradas as coisas inadequadas,
então vamos agora escrever ao redor das figuras aquilo que deve permanecer: o
que é bom e apropriado para o cristão.
- Agora leiam:
Jo 15.1 a 6 e depois
falem que a Palavra de Deus nos limpa.
I Pe 1.15 e enfatizem
que precisamos ser santos em toda a nossa maneira de viver.
Por Sulamita Macedo.
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