Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo
Lição 12: A igreja e a cultura de seu tempo
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email
ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta
dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Igreja e a Cultura de seu
Tempo.
- Para iniciar a aula, utilizem a dinâmica “Sal da Terra”.
- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma participativa,
objetiva e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sal da Terra
Objetivo: Promover reflexão sobre o comportamento do cristão como
“sal da terra”.
03 copos transparentes com água
02 saquinhos com sal
01 colher de chá, 01 colher de sopa de sal.
Procedimento:
- Explique que o sal representa o cristão e o copo com água
está representando o mundo.
- Solicite atenção dos alunos para o que você vai realizar.
- Arrume os 03 copos com água sobre uma mesa.
- Coloque:
01 saquinho de sal dentro de 01 copo – não retire a
embalagem(situação 01);
01 saquinho de sal ao lado de outro copo( situação 02);
01 colher de sal no último copo e misture( situação 03).
- Pergunte: Qual situação melhor representa a conduta do
cristão no mundo?
- Aguarde as respostas. É comum haver votação para as três
situações, com maioria para a situação 01. Mas, como você já deve ter
percebido, a situação correta é a representada na situação 03.
- Questione:
Para as situações 01 e 02: Como o cristão pode estar
influenciado o meio, como sal da terra, se estar isolado do mundo?
Para a situação 03: Está correto o crente está misturado com
o mundo? Nós somos deste mundo?
- Após os questionamentos, leia:
“Vois sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que
se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora e ser pisado
pelos homens”. Mt 5.13
“Bom é o sal; mas se o sal degenerar, com que se adubará?” Lc
14.34
“E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós deste
mundo, eu não sou deste mundo”. Jo 8.23
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há”. I Jo 2.1
Espera-se que, após os questionamentos e a leitura das
citações bíblicas, os alunos tenham compreendido que a situação 03 representa a
conduta do cristão como sal da terra.
Ideia Original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
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