RSS

segunda-feira, 8 de março de 2021

Pré-adolescentes - Família e Relacionamentos

Lição 11: Jogos eletrônicos, uma aventura perigosa

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

- Apresentem o título da lição: Jogos eletrônicos, uma aventura perigosa.

- Depois, utilizem a dinâmica “Jogos Eletrônicos”.

- Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Jogos eletrônicos

Objetivo: Refletir e alertar sobre os perigos dos jogos eletrônicos.

Material:

01 globo terrestre ou uma bola grande para representar o mundo

Barbante

Fita gomada com pouca adesividade(se for usar o globo)

Fita adesiva(se for usar uma bola)

Nomes digitados: MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, WhatsApp, sites, jogos eletrônicos, televisão, revistas, jornais.

Procedimento:

ANTES DA AULA:

- Organizem as cadeiras em círculo.

- Coloquem o globo ou a bola no centro do círculo.

- Cortem 10 pedaços de barbante do tamanho que dê para fixar no globo e vá até as cadeiras.

- Dobrem o papel com os nomes digitados para que os alunos não visualizem ao chegar.

- Preguem cada papel dobrado com as palavras “MSN, twitter, sala de bate-papo, blog, facebook, sites, jogos eletrônicos, televisão, revistas, jornais” em um lado do barbante. Para cada palavra, um barbante.

- Depois, preguem o outro lado do barbante no globo(sugiro o uso de fita gomada com pouca adesividade para não danificar o globo)

- Aguardem os alunos.

DURANTE A AULA:

- Depois que os alunos estiverem sentados, deem os 10 barbantes para 10 alunos.

- Perguntem: Olhando para este material, o que vocês acham qual será nosso tema da aula?

Aguardem as respostas.

- Então peçam para que os 10 alunos leiam a palavra que recebeu(presa no barbante).

- Perguntem: Por que estas palavras estão presas no barbante ligadas ao globo?

Aguardem as respostas. Certamente elas vão girar em torno da comunicação de forma abrangente entre as pessoas, através da internet.

Mas, o cordão pode significar algo que prende as pessoas, por sua influência negativa, como os jogos eletrônicos em rede. É sobre o perigo destes jogos a aula de hoje. Então comecem a estudar o tema.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: