RSS

segunda-feira, 1 de março de 2021

Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo

Lição 10: A igreja e as missões transculturais

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.

Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.

3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).

Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.

4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.

5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!

6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: A Igreja e as Missões Transculturais.

- Iniciem o estudo da lição, procurando organizar as ideias dos alunos sobre o que seja Missão Transcultural.

- Utilizem um mapa e apontem os países ainda não alcançados pelo Evangelho.

- Solicitem aos alunos para escolher apenas 01 país e comecem a pensar em uma viagem de faz de conta para esse lugar.

- Perguntem:

Como deve ser a preparação para a viagem?

Que língua fala este povo?

Quais os obstáculos políticos e religiosos para entrar neste país como missionário?

Quem vai financiar a viagem?

Qual o clima? Que tipo de roupa providenciar?

Quanto a culinária? Etc.

Depois, orientem para os alunos realizar a pesquisa na internet e trazer as informações no próximo domingo, inclusive se possível apresentar fotos do país, do seu povo etc.

- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma participativa, objetiva e contextualizada.

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

- Para finalizar a aula, utilizem a dinâmica “Não Deixe a Bola Cair!”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Não Deixe a Bola Cair

Objetivo: Demonstrar a necessidade da participação e colaboração de todos na obra missionária.

Material:

01 bexiga(bola de aniversário) para cada aluno.

Procedimento:

- Entreguem uma bola para cada aluno.

- Peçam para encham, deem um nó.

- Organizem os alunos em círculo e orientem para que joguem as bolas para cima e não deixam que caiam.

- Aos poucos, vá retirando alguns alunos da atividade, até que a quantidade que ficar não consiga dominar as bolas, deixando as bolas cair.

- Então, perguntem:

O que significa a expressão “não deixar a bola cair”?

Espera-se que os alunos falem sobre persistência, compromisso etc.

- Continuem, perguntando:

Como foi realizar a atividade com todos cooperando?

Os que saíram, como se sentiram vendo que a atividade não podia ser realizada por poucos?

Os que permaneceram na atividade, como se sentiram, vendo que os cooperadores estavam desistindo?

Como ficam os missionários, se os que apoiam desistem? Foram enviados, porque foram chamados, os que ficam apoiam orando e contribuindo. Cada um deve fazer sua parte.

- Então vamos retomar a ação, fazendo o inverso, entrando aqueles que saíram.

- O que podemos constatar, com isto? Podemos retornar a apoiar ou começar a colaborar com a obra missionária, não deixando a bola cair!

Ideia original desconhecida

Esta versão por Sulamita Macedo.

0 comentários: