Pré-adolescentes - Quem é Deus
Lição 01: O Criador
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome,
para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e
apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas
uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles
entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos
com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham
comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da
classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante
a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem
“in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados,
perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão
estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os
nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço,
oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a
um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com
participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 –
Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Trabalhem os pontos
levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o tema do trimestre: Quem é Deus.
- Perguntem: Para você, quem é Deus?
Aguardem as respostas. Ouçam atentamente o que os alunos
falam. Não descartem nenhuma resposta, pois o que o aluno expressa representa o
que ele conhece sobre Deus e que nestas lições podem ser acrescidas de outras
informações.
- Falem: Nas lições deste trimestre, vamos estudar sobre
Deus, como:
O criador
O Libertador
O Único
O Justo Juiz
O Amor
O Salvador
Quem responde as orações
O Disciplinador
O que perdoa
Onipotente, Onipresente, onisciente
O que é Santo
O Consolador
O Amigo Fiel
- Falem: Estes assuntos serão os temas das nossas aulas neste
trimestre. Na aula de hoje(lição 01), vamos aprender sobre Deus como
Criador.
- Solicitem para que os alunos abram a Bíblia no livro do
Gênesis e peçam para que eles observem a narrativa da criação ocorrida em 6
dias.
Para cada dia, escrevam o que foi criado. Enfatizem que Deus
é o criador.
- Falem sobre o Jardim do Éden.
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês
devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir,
utilizem a dinâmica “Fui Criado por Deus”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Fui criado por Deus
Objetivo: Refletir sobre a perfeição da criatura humana, obra da
criação de Deus.
½ folha de papel ofício
01 lápis grafite
Procedimento:
- Escolham um aluno e peçam para que ele permaneça diante da
turma.
- Distribuam ½ folha de papel ofício para cada aluno e 01
lápis grafite.
- Peçam para que eles desenhem o colega, observando os
detalhes, procurando ser o mais fiel possível ao que estão vendo. Eles devem
desenhar em 1 minuto.
- Depois, recolham os desenhos e fixem no quadro.
- Observem os desenhos e deixem que os alunos analisem o
resultado.
Alguém conseguiu no desenho se aproximar da realidade, isto
é, reproduzir o colega? Por quê?
Observem as respostas.
Por mais que haja na turma alguém que desenhe bem, sempre
haverá diferenças e o resultado não copia com exatidão os traços do colega.
Percebemos como é difícil desenhar. Imaginem fazer o primeiro ser humano!
- Agora, falem: Olhem para seus colegas. Observem as
características dos colegas, são diferentes mesmo tendo os mesmos membros,
olhos, boca, nariz, orelhas etc.
- Depois, enfatizem: Só Deus tem poder para criar com tanta
perfeição e diferentes características entre as pessoas. Nem mesmo os gêmeos
univitelinos são iguais. E as impressões digitais? Não há um ser humano que
tenha impressão digital igual ao de outra pessoa.
- Perguntem: Afinal, somos produtos da criação de Deus ou da
evolução?
Aguardem as respostas.
- Para concluir, peçam para que os alunos repitam: Fui criado
por Deus!
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário