Juvenis – Igreja, o corpo de Cristo
Lição 11: A igreja e suas denominações
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A Igreja e suas Denominações.
- Para iniciar a aula,
utilizem a dinâmica “A unidade do corpo de Cristo”.
- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma participativa,
objetiva e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Unidade do corpo de Cristo
Objetivo: Refletir sobre a importância da unidade e comunhão no Corpo de Cristo.
Para
o grupo 01: 01 folha de papel ofício e coleção de lápis colorido.
Para
o grupo 02: 04 tesouras, 02 tubos de cola, 11 lápis coloridos e 11 folhas de
papel ofício, estando escrito nelas as seguintes indicações para desenhar,
conforme descrição abaixo:
Folha
01: Cabeça
Folha
02: Pescoço
Folha
03: Tronco (humano)
Folha
04: Braço direito
Folha
05: Braço esquerdo
Folha
06: Mão direita
Folha
07: Mão esquerda
Folha
08: Perna direita
Folha
09: Perna esquerda
Folha
10: Pé direito
Folha
11: Pé esquerdo
Procedimento:
1-
Dividam a turma em dois grupos e forneçam as seguintes orientações:
Para
o grupo 01:
-
Desenhar um boneco, utilizando uma folha de papel ofício e uma coleção de lápis
colorido, mas trabalhando em equipe. Para isso, esta atividade deverá ser
executada sem que as pessoas do grupo 02 vejam o que está sendo desenvolvido.
Para
o grupo 02(com 11 pessoas):
-
Cada componente desenhará uma parte do boneco, individualmente, sem que os
colegas vejam, para isso é recomendado que os membros deste grupo estejam
separados.
-
Montar o boneco, recortando as partes desenhadas e colando-as.
2 –
Peçam ao grupo 01 e 02 para apresentar os dois bonecos.
3 –
Solicitem para que observem o resultado de cada grupo.
O
grupo 01 tem um boneco com partes proporcionais e uniformes. O grupo 02, embora
apresentem um boneco com as características semelhantes ao boneco 01, tem um
resultado disforme, desorganizado e desproporcional.
Perguntem:
Por que são diferentes?
O
Grupo 01 tem um resultado melhor porque trabalharam em equipe, houve unidade
para o desenvolvimento do trabalho.
O
Grupo 02 tem um mau resultado porque não trabalharam com união, não trabalharam
de forma coletiva.
Quais
conclusões podemos extrair dessa dinâmica para nossa vida cristã? Falem da
importância da unidade e a comunhão que deve haver no Corpo de Cristo, mesmo
diante de várias denominações existentes.
4 –
Para concluir, leiam: I co 12. 12 e 27; Sl 133.01; Fp 2. 1 a 5.
Ideia
original desconhecida.
Esta
versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário