Juvenis – Respostas às Dúvidas sobre a Fé Cristã
Lição 01: A Bíblia é a palavra de Deus?
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1 -
Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista
nominal para que vocês possam memorizar.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 -
Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los,
vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se
importam com eles.
Outro
fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes
sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 -
Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes
e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou
email ou pelas redes sociais, deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu
falta dele(a) na EBD).
Os
alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles.
Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 –
Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos
aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um
versículo.
5 –
Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando
a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons
resultados! Experimentem!
6 –
Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Trabalhem os demais pontos levantados na lição de forma
participativa, objetiva e contextualizada.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não
perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da
matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá
adaptar as sugestões apresentadas aqui.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
-
Depois, apresentem o tema do trimestre: Respostas às Dúvidas sobre a Fé
Cristã.
- Em
seguida, peçam para que os alunos leiam os títulos das lições de forma
alternada, ora os meninos, ora as meninas.
-
Depois, falem estes títulos que vocês leram são os temas que estudaremos neste
trimestre.
-
Escrevam o título da lição 01 no quadro ou cartolina: A Bíblia é a
Palavra de Deus?
-
Falem: Antes de obtermos esta resposta, vamos primeiro conhecer várias
informações sobre a Bíblia.
-
Solicitem aos alunos para que abram a Bíblia no índice e falem: esta é a
relação nominal dos livros que compõem a Bíblia. O vocábulo “Bíblia” significa:
conjunto de livros.
-
Falem ainda: Aqui nós encontramos o nome do livro, abreviação desse nome, o
número de capítulos e o número da página.
Observem
também que a Bíblia está dividida em duas partes: Antigo Testamento com 39
livros, Novo Testamento com 27. Portanto a Bíblia é uma biblioteca composta por
66 livros.
-
Falem também sobre:
O
período em que foi escrita
Por
quem foi escrita
Os
idiomas em que foi escrita
Tema
principal
Atualidade
da Bíblia
Inspiração
da Bíblia
Traduções
Leitura
da Bíblia
Bíblia
– Palavra de Deus
-
Para concluir, utilizem a dinâmica “Tesouro Escondido”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Tesouro Escondido
Objetivo: Incentivar a leitura bíblica e a observância da Palavra de Deus.
01
Bíblia pequena
01
caixa em forma de coração.
Observação:
A Bíblia deve caber dentro da caixa.
Procedimento:
Antes da aula: Coloquem a Bíblia dentro da caixa.
Durante a aula:
-
Falem que dentro da caixa há um objeto. Passem a caixa para cada aluno, para
que descubram o que há dentro; orientem que podem balançar a caixa, mas não
podem abri-la.
- Se
alguém descobrir, abram a caixa, mostrem a Bíblia e leiam Salmo 119:11:
“Escondi a Tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”.
- Se
não descobrirem o conteúdo da caixa, façam o mesmo procedimento do item
anterior.
-
Reflitam sobre a expressão do versículo lido “escondi a tua palavra”.
-
Para concluir, falem sobre a importância da leitura bíblica e da obediência a
Palavra de Deus, além do seu ensino.
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário