Discipulando – 1º. Ciclo: Conhecendo Jesus e o Reino de Deus
Lição 12: Sendo um discípulo de Jesus
Professoras e professores,
observem estas orientações:
1 - Antes de abordar o tema da
aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os
alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos,
chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês
possam memorizar.
- Perguntem como passaram a
semana.
- Escutem atentamente o que
eles falam.
- Observem se há alguém
necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos
novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma
mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando
vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para
estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os
alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem
ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato
com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,
deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão
queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês
estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da
aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os,
dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto
acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de
aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, trabalhem o
conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: Sendo um discípulo
de Jesus.
- Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição,
observando alguns pontos:
. Leiam: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o
lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que
dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos
tenho falado”(João 15:1-3).
. Perguntem: Nesta metáfora da videira, quem é:
A Videira
O Lavrador
Os ramos
. Depois, falem sobre a aplicabilidade da metáfora
da Videira
Observação: O que é metáfora?
Figura de linguagem que, caracterizada pelo
estabelecimento de uma analogia (relação de semelhança) entre duas expressões
ou palavras, estabelece uma transferência de sentido entre ambas(Dicionário
online de Português).
. Falem também sobre a importância dos ramos em
produzir frutos, porque está ligado na videira que é Jesus.
Para enfatizar o amor como a marca do discípulo,
apliquem a dinâmica “A Marca do Discípulo”.
Vocês já sabem que a aula
expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte
do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em
vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam...
tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês,
busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que
você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o
conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder
de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo: Refletir sobre o amor – a marca do discípulo de
Jesus.
01 coração pequeno para cada aluno
Procedimento:
- Falem:
“Conta-se que certo homem estava participando de um
concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem
qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração,
afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de
comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com
tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu
coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência,
suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração
mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Fomos alcançados pelo amor de Deus.
Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna”.
- Agora distribuam um coração pequeno para cada
aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.
- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos
como discípulos de Jesus.
Leiam João 13.34 e 35:
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos
outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto
todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.
- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o
coração que temos nas mãos:
Que marcas deste amor podemos compartilhar com os
outros?
Nós, como
integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam
alcançadas pelo amor de Deus?
Estamos praticando na verdade o amor,
cotidianamente, nas ações com o próximo?
- Peçam para que os alunos troquem os corações entre
si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando
as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Por Sulamita Macedo.
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