Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 06: A Obediência Verdadeira
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: A Obediência Verdadeira, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
-
Para exemplificar o item II, utilizem a dinâmica “O Caminho da verdadeira
obediência”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Caminho da verdadeira obediência
Objetivo: Refletir os resultados da
obediência.
Materiais:
01 caixa com tampa
01 chocolate
Fita adesiva para fixar o chocolate dentro da caixa
A Expressão digitada “Coma o chocolate”. Este papel deverá ser colocado
dentro da caixa, encobrindo o chocolate.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
Observação: O nome da dinâmica não deve ser mencionado para o alunos,
pois perderá toda a surpresa e expectativa.
- Apresentem a caixa e falem: Dentro desta caixa tem uma ordem a ser
cumprida por apenas uma pessoa, sem reclamações e sem ajuda dos colegas.
- Continuem falando: Esta caixa vai passar de mão em mão, ao sinal de um
comando ou quando a música começar.
Ao sinal do comando (bater palma, palavra pare) ou a música parar, quem
estiver com a caixa na mão, deverá obedecer a orientação ou ordem contida
dentro da caixa.
- Então, comecem o procedimento conforme já descrito acima.
Perguntem para o aluno que ficou com a caixa:
E aí, vai abrir? Está com medo? Ou quer que continue?
- Façam este procedimento pelo menos 3 vezes. Na última vez, vocês
falam: agora não tem jeito, quem ficar com a caixa, vai ter que abri-la e
obedecer a ordem ali contida.
- O aluno abrirá a caixa e encontrará a seguinte ordem: “Coma o
Chocolate”.
Observação: O aluno deverá comer o chocolate, salvo havendo restrições
médicas, como por exemplo, diabetes...
- Falem: O chocolate representa o resultado positivo decorrente da
obediência. Quando obedecemos a Deus,
somos agraciados por Ele.
Observação:
Pode acontecer 02 situações descritas abaixo:
Algum aluno pode ter dito que ia abrir e depois desistiu.
Algum aluno pode ter dito que não ia abrir e depois quis abrir ou abriu.
- Leiam a parábola dos Dois Filhos(Lucas 15.11 a 32) ou mencione a
atitudes dos dois filhos correlacionando-as com as 02 situações acima.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário