Discipulando – 2º. Ciclo: Conhecendo as Doutrinas Cristãs
Lição 06: Crendo em
Jesus Cristo
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título da lição: Crendo em Jesus Cristo, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, apliquem a
dinâmica
“
- Posteriormente, trabalhem o conteúdo da
lição. Lembrem-se de que vocês devem
oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e
situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Quem é Jesus?
Objetivo: Introduzir o estudo sobre Jesus.
Palavra JESUS digitada
½ folha de papel ofício para cada aluno
Pincel atômico
05 Envelopes
Expressões digitadas: Personagem mais
importante da História, Grande Filósofo, Comunista, Revolucionário Político,
Idealista Religioso, Homem polêmico.
Digitar esta pergunta: “Quem dizem os homens
ser o Filho do homem?”
Digitar estas respostas: Uns João Batista,
Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que
eu sou?”
Digitar esta resposta: Uns João Batista,
Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas
Digitar esta pergunta: “E vós, quem dizem que
eu sou?”
Digitar esta resposta: “Tu és o Cristo, o
Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Digitar: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
Procedimento:
Dias antes da aula:
Enumerar os envelopes de 01 a 05.
Colocar no envelope 01 as expressões:
Personagem mais importante da História, Grande filósofo, Comunista,
Revolucionário Político, Idealista Religioso, Homem polêmico.
Colocar no envelope 02 a pergunta: “Quem dizem
os homens ser o Filho do homem?” (Esta pergunta deve estar escrita num balão de
diálogo, daquele tipo de história em quadrinho).
Colocar esta resposta no envelope 03: Uns João
Batista, Outros Elias, Outros Jeremias, Um dos profetas.
Colocar a pergunta a seguir no envelope 04: “E
vós, quem dizem que eu sou?”
Colocar esta resposta no envelope 05: “Tu és o
Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt 16.16)
Durante aula:
- Organizem os alunos em círculo.
- Coloquem no centro do círculo a palavra
JESUS.
- Perguntem para os alunos: Para vocês quem é
Jesus?
Entreguem para cada aluno meia folha de papel
ofício e peçam para que eles escrevam as respostas.
- Coloquem estas respostas ao redor da palavra
JESUS.
- Entreguem para um aluno o envelope 01 e
peçam para que abra e leia o conteúdo e coloquem ao redor da palavra JESUS.
Personagem mais importante da história, Um
grande filósofo, Um comunista, Um revolucionário político, Idealista religioso,
Homem polêmico
- Falem: Estas palavras ou expressões
representam aquilo que muitas pessoas sabem ou entendem sobre Jesus.
- Entreguem o envelope 02 para um aluno e
peçam para que ele abra e leia.
“Quem dizem os homens ser o Filho do
homem?”(Mt 16.13b)
Esta pergunta deve estar escrita num balão de
diálogo, daquele tipo de história em quadrinho.
Coloquem esta pergunta bem perto do nome
JESUS, para indicar que foi realizada por Jesus.
- Falem: Esta pergunta Jesus dirigiu aos seus
discípulos.
- Agora, entreguem o envelope 03 a outro aluno
e peçam para que leia a resposta dos discípulos(Mt 16.14)
Uns João Batista, Outros Elias, Outros
Jeremias, Um dos profetas
Coloquem estas palavras ao redor do nome
JESUS.
- Agora, entreguem o envelope 04 para outro
aluno e peçam para que abra.
Ele vai ler: “E vós, quem dizem que eu
sou?”(Mt 16.15)
- Agora, entreguem o último envelope(05) para
outro aluno e peçam para que leia.
“Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo”(Mt
16.16)
Falem que esta resposta foi de Simão Pedro, um
dos discípulos de Jesus.
- Falem: Estamos vendo aqui várias opiniões
sobre quem é Jesus.
- Depois, façam uma breve reflexão sobre as
respostas que estão ao redor do nome JESUS.
- Depois, perguntem: Por que o nome JESUS está
no centro destas palavras?
Aguardem as respostas.
Espera-se que os alunos falem que a influência
de Jesus sobre as pessoas é muito grande e importante e tão significativa que a
História está dividida assim: a.C(antes de Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Coloquem abaixo do nome JESUS: a.C(antes de
Cristo) e d.C(depois de Cristo).
- Agora, falem: Vamos aprofundar o nosso
conhecimento sobre Jesus através da lição de hoje.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário