Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 09: Uma Parábola sobre IsraelProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Uma Parábola sobre Israel, escrevendo no quadro
branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
- Para ilustrar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “Vida Frutífera”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Vida
Frutífera
Objetivos:
Refletir sobre o cuidado que devemos ter com
nossa vida espiritual e moral.
Alertar sobre a apostasia e a infidelidade a
Deus.
Material:
½ folha de papel ofício para cada aluno
– Distribuam a metade da folha de papel ofício
para cada aluno.
– Orientem para que eles desenhem uma semente
(do lado esquerdo) e uma árvore com raízes a mostra( do lado direito).
– Agora, solicitem que eles façam o seguinte:
Ao lado das raízes, o aluno deverá escrever em
que ou em quem está alicerçado.
Está firmado em Deus ou sua fé está
cambaleante com poucas raízes? Continua firme ou qualquer vento mais forte quer
derrubá-la? É bom ter cuidado com a apostasia e com os falsos mestres.
No solo, deverá escrever qual o tipo de solo
em que a semente e a árvore estão plantadas. Também como este solo tem sido
tratado para que sua vida espiritual frutifique.
Na copa da árvore, deverá desenhar frutos. Que
tipo de frutos tem o aluno colhido na sua árvore espiritual. Como tem se
apresentado em todas as estações de sua vida?
- Depois, leiam: “Produzi pois frutos dignos
de arrependimento” (Mt 3.8).
“Todo ramo que, estando em mim, não der fruto,
ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15. 2,3).
– Para concluir, falem: Temos plantado boas
sementes em solos bem-preparados, receptivos a Palavra de Deus? Não façamos
como o povo de Israel, com o solo do coração endurecido, rejeitou Deus, com
apostasia, infidelidade.
Por Sulamita Macedo.
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