Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 06: A Realidade Bíblica do Cuidado com o Corpo
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: A Realidade Bíblica do Cuidado com o Corpo. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica
“Sexualidade”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Sexualidade
Objetivos:
Conhecer o que os alunos sabem sobre o tema da
sexualidade.
Alertar para a necessidade de saber defender o
ponto de vista bíblico sobre a sexualidade, prática sexual etc.
04 crachás com nome JORNALISTA
Perguntas num envelope(vejam no procedimento)
Procedimento:
1 - Dividam a turma em 4 grupos.
2 - Falem que cada grupo receberá um
jornalista que fará perguntas sobre o que a Bíblia fala sobre sexualidade.
3 - Então, coloquem o crachá com nome
JORNALISTA em uma pessoa do grupo, que também receberá as perguntas que deverá
fazer para o grupo.
Perguntas para o grupo 1:
- Praticar sexo é pecado?
- O que a Bíblia fala sobre homossexualismo?
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso
fácil a internet. Quais os cuidados que os pais evangélicos estão tendo quanto
ao acesso dos seus filhos a sites pornográficos?
Perguntas para o grupo 2:
- Como é feita a orientação sexual na Igreja?
- O casal evangélico pode ter prazer sexual no
casamento?
- Qual o posicionamento dos evangélicos quanto
ao homossexualismo?
Perguntas para o grupo 3:
- Como é feita a orientação sexual na família
evangélica?
- É verdade que a igreja prega que o sexo só
deve ser praticado depois do casamento? Argumente.
- Os jovens e as pessoas em geral têm acesso
fácil a internet. Quais os cuidados que a igreja está tendo quanto ao acesso
dos seus membros a sites pornográficos?
4 - Depois, os “jornalistas” vão apresentar
para a turma as respostas dos grupos.
5 - Em seguida, trabalhem os pontos levantados
na lição, apresentando argumentos bíblicos, confirmando, acrescentado ou
contrapondo, se necessário, com as respostas dos grupos.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário