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segunda-feira, 13 de maio de 2024

Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras

Lição 07: A Realidade Bíblica do Casamento

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

- Apresentem o título da lição: A Realidade Bíblica do Casamento. Vocês podem escrevê-lo no quadro.

Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

- Para ilustrar o estudo do item III.2, utilizem a dinâmica “Até que a morte os separe...”

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Até que a morte os separe...

Objetivo: Refletir sobre os problemas causados pelo divórcio.

Material:

04 quadrados de cartolina, medindo 40 x 40 cm, sendo 02 vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).

01 tubo de cola

Procedimento:

Dias antes da aula:

- Colem um quadrado vermelho no quadrado amarelo e levem para aula do domingo.

No momento da aula:

- Falem: No casamento, duas pessoas se unem com o objetivo de se amarem e formar uma família.

- Falem: Estes dois quadrados de cor vermelha e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se até que a morte os separe. Colem as duas cartolinas, uma na outra.

- Então, peguem aqueles dois quadrados, já colados dias antes, e tentem separá-los.

- Falem: Durante a vida conjugal, aparecem circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de alguns casais optarem pela separação, divórcio etc.

- Então, nesse momento, concluam a separação das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:

. algumas partes de um colado no outro.

. algumas partes bastante danificadas.

- Falem a separação de um casal traz problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.

- Para concluir, leiam: “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”(Mt 19. 6).

Ideia original desconhecida.

Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.

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