Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 07: A Realidade Bíblica do Casamento
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: A Realidade Bíblica do Casamento. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para ilustrar o estudo do item III.2,
utilizem a dinâmica
“Até que a morte os separe...”
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Até que a
morte os separe...
Objetivo: Refletir sobre os problemas causados pelo
divórcio.
Material:
04 quadrados de cartolina, medindo 40 x 40 cm,
sendo 02 vermelhas e 02 amarelas(vocês podem escolher outras cores e tamanho).
01 tubo de cola
Dias antes da aula:
- Colem um quadrado vermelho no quadrado
amarelo e levem para aula do domingo.
No momento da aula:
- Falem: No casamento, duas pessoas se unem
com o objetivo de se amarem e formar uma família.
- Falem: Estes dois quadrados de cor vermelha
e amarela representam as duas pessoas diferentes que vão se casar, unindo-se
até que a morte os separe. Colem as duas cartolinas, uma na outra.
- Então, peguem aqueles dois quadrados, já
colados dias antes, e tentem separá-los.
- Falem: Durante a vida conjugal, aparecem
circunstâncias que causam muitas vezes problemas, ao ponto de alguns casais
optarem pela separação, divórcio etc.
- Então, nesse momento, concluam a separação
das cartolinas e mostrem para os alunos como ficou cada parte:
. algumas partes de um colado no outro.
. algumas partes bastante danificadas.
- Falem a separação de um casal traz
problemas, lembranças de história de vida reunidas e agora divididas que não se
apagam, traumas, problemas emocionais, psicológicos e espirituais.
- Para concluir, leiam: “Assim não são mais
dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem”(Mt 19.
6).
Ideia original desconhecida.
Esta versão da dinâmica por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário