Pré-adolescentes - Conhecendo o Caráter de Deus
Lição 09: Sou Filho de Deus?Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: Sou Filho de Deus?, escrevendo no quadro branco.
Utilizem marcador específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica “Aba,
Pai!”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Aba, Pai!
Objetivo: Refletir sobre a adoção proporcionada por
Deus a humanidade, mediante a salvação em Jesus.
Material:
01 coração pequeno confeccionado de cartolina
ou EVA
02 figuras de um contorno do corpo humano
- Escrevam no quadro a palavra ADOÇÃO.
- Falem: Por meio da salvação em Cristo, fomos
adotados por Deus. Isto aconteceu por causa do seu grande amor.
- Em seguida, leiam: “Porque Deus amou o mundo
de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna”(João 3:16).
- Nesse momento, entreguem para os alunos um
coração pequeno.
- Falem: Este coração representa o amor de
Deus que nos alcançou quando cremos no sacrifício vicário de Cristo.
- Leiam, Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o
receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no
seu nome”.
- Falem: Isto fez toda a diferença em nossa
vida. No passado, quem éramos e hoje quem somos?
- Fixem um desenho do contorno do corpo humano
no quadro e escrevam as características abaixo, referentes ao tempo passado,
antes da salvação:
Criaturas
Servos do pecado
Escravos
Sem herança
Sem direito
Perdição eterna
Culpa do pecado
- Depois, fixem o outro desenho do contorno do
corpo humano no quadro e escrevam as características abaixo, referentes ao
tempo presente, com a salvação:
Filhos de Deus
Filhos de adoção por Jesus Cristo
Libertos do pecado
Família de Deus
Casa do Pai
Herdeiros de Deus
Coerdeiro de Cristo
Filiação eterna
Parecidos com o pai
Amados pelo pai
Direitos e deveres espirituais
- Para concluir, leiam:
“Porque todos os que são guiados pelo Espírito
de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de
escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de
adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai”(Romanos 8:14,15).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário