Juvenis - Conhecendo os Livros dos Profetas
Lição 08: Amós e
Obadias
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que
está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta
unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor
fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a
aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos
nas aulas.
Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a
participação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite
a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título da
lição: Amós e Obadias. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam
no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando
lápis de cores diferentes.
- Para ilustrar o tema da aula,
utilizem:
Para o item 1: a dinâmica “Injustiça Social – Igual em todo tempo?
Para o item 3: a dinâmica
“Princípio da Retribuição”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Injustiça
Social – Igual em todo tempo?
Objetivo:
Refletir sobre as desigualdades sociais,
tratado no livro do profeta Amós e na sociedade atual.
Material:
01 rolo de fita crepe ou durex colorido
01 caixa de chocolate
- Usando fita crepe ou durex colorido, façam
um quadrado grande.
Solicitem para todos os alunos se posicionem
ao redor deste quadrado.
- Falem: Este quadrado representa a sociedade,
cujas leis definem igualdade de direitos e oportunidades para todos.
Peçam para que todos os alunos entrem no
quadrado(todos os alunos devem caber dentro dele).
- Depois, façam um quadrado menor dentro do
quadrado grande.
- Agora solicitem para que todos os alunos
entrem no quadrado menor. Com certeza não caberá! Insistam aqueles que estão
dentro ofereçam oportunidade de acesso para os demais.
Mas, é lógico, que por ser espaço pequeno não
haverá a igualdade de acesso, permanecendo então a maioria no quadrado maior.
Para os que entraram no quadrado menor,
distribuam 01 chocolate.
- Agora, perguntem para os dois grupos:
Como se sentiram diante deste exemplo de
inclusão e exclusão social?
Agora, reflitam sobre este tipo de sociedade:
uns poucos que podem e possuem muito e a grande maioria que sofre injustiça
social.
- Agora falem: Isto que estamos refletindo na
sociedade atual, também é o tema tratado no livro do profeta Amós.
Por Sulamita Macedo.
Dinâmica: Princípio da Retribuição
Objetivos:
Refletir sobre o princípio da semeadura e da
colheita.
Concluir e contextualizar o tema do princípio
da retribuição de Deus com relação ao povo de Edom através da profecia de
Obadias.
01 cesta pequena com sementes variadas
01 copo descartável pequeno(tipo cafezinho)
para cada aluno
Procedimento:
- Leiam Gl 6.7 “... tudo o que o homem semear,
isso também ceifará”.
- Falem: Este é o princípio da semeadura e da
colheita.
- Estudamos nesta lição sobre o princípio da
retribuição de Deus com relação ao povo de Edom através da profecia de Obadias.
- Perguntem: Que tipo de sementes estamos
semeado? O que estamos colhendo?
- Distribuam 01 copo descartável pequeno(tipo
cafezinho) para cada aluno.
- Passem para os alunos a cesta com as
sementes e solicitem para que eles retirem no máximo 05 unidades diferentes e
coloque-as no copo.
- Depois, orientem para que os alunos falem
sobre as ações, representadas pelas sementes, que eles desejam cultivar em suas
vidas para que tenha êxito no seu relacionamento com Deus e com o próximo.
- Agora, repitam a leitura de Gl 6. 7.
- Reflitam ainda: Já imaginou a quantidade do
que vocês podem receber de volta daquilo que estão plantando?
- Leiam II Co 9.6 “...O que semeia pouco,
pouco também ceifará; o que semeia em abundância em abundância também ceifará.”
- Analisem ainda que há sementes que germinam
com facilidade, mas há outras que precisam de cuidados especiais para que
brotem.
- Para finalizar, leiam Gl 5.22.
Por Sulamita Macedo.
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