Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 07: Achados e Perdidos no Reino
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição: Achados e Perdidos no Reino, escrevendo no quadro
branco.
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Ovelha Perdida”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Ovelha
Perdida
Objetivo: Iniciar o estudo sobre a parábola da Ovelha
Perdida.
Material:
Cadeiras
- Organizem as cadeiras em círculo.
- Os alunos devem permanecer fora do círculo.
- Falem: Vamos fazer de conta que aqui é um
aprisco, isto é, um lugar onde os pastores levavam as ovelhas.
Neste momento, andem com os alunos pela sala,
fazendo voltas se houver espaço até
chegar ao aprisco, entrando com os alunos no
círculo.
- Depois, comecem a contar os alunos, aqui
representando as ovelhas.
- Em seguida, falem: Está faltando 01 ovelha!
Observação: vocês devem combinar com um aluno
para se esconder em local próximo a sala. Este combinado deve acontecer antes
da aula começar.
- Agora, comecem a procurar a “ovelha
perdida”.
- Para finalizar, cheguem com a ovelha e de
forma alegre diga: Encontrei a “ovelha perdida”.
- Em seguida, falem: Na aula de hoje, vamos
estudar sobre a Parábola da Ovelha Perdida.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário