Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 08: A Realidade Bíblica do TrabalhoProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: A Realidade Bíblica do Trabalho. Vocês podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica
“O trabalho”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Trabalho
Objetivo:
Refletir sobre a preguiça e o trabalho,
através do comportamento do bicho preguiça e da formiga, respectivamente.
01 despertador
Figura do bicho preguiça
Figura de formigas
Versículo digitado e colado em cartolina
colorida: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê
sábio”(Pv 6.6).
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Depois, perguntem:
Que horas vocês se acordam?
Acordam sozinhos?
Usam o despertador?(mostrem um despertador,
façam ele funcionar)
Alguém fica chamando muitas vezes?
Que atividades fazem durante o dia?
Aguardem as respostas e anote-as no quadro ou
cartolina, de forma objetiva.
- Agora, apresentem a figura de uma preguiça e
peçam para que os alunos falem sobre o que eles conhecem sobre este bicho.
- Em seguida, falem: A lição de hoje vai
tratar sobre o trabalho. O animal preguiça nos remete a falta de coragem para
realizar as tarefas, dormir demais etc.
Daí, a razão por que o bicho preguiça nos traz
alguns ensinamentos, alertando sobre as consequências na falta de ânimo e atitude
para realizar as atividades cotidianas.
- Depois, mostrem a figura de várias formigas.
- Perguntem: Vocês já observaram o
comportamento das formigas?
Aguardem as respostas. Espera-se que os alunos
falem que elas estão sempre em atividade, trabalhando.
- Perguntem: Vocês sabem o que a Bíblia fala
sobre a formiga?
Depois, apresentem o versículo digitado e
colado em cartolina colorida:
“Vai
ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio”(Pv
6.6).
Peçam para que os alunos leiam em conjunto,
depois só as meninas, só os meninos e em seguida novamente juntos.
- Para concluir aula, peguem novamente o
despertador e falem: Que esta aula seja um despertador para vocês, quanto a
importância do tempo para realizar tarefas, inclusive trabalhar.
- A Bíblia alerta em Eclesiastes 3:1:
“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo
para todo o propósito debaixo do céu”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Por Sulamita Macedo.
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