Adolescentes: As Parábolas de Jesus são Vivas
Lição 08: Você está Preparado?Professoras e professores, observem estas
orientações:
1 - Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título
da lição:
Utilizem marcador específico para quadro
branco.
Quadro branco e marcador de quadro branco são
recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a dinâmica “
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da
lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Festa de Casamento
Objetivo: Ilustrar e estudar sobre a
parábola das 10 Virgens, através de uma encenação rápida.
Material:
10 velas
05 caixas de palito de fósforos
05 caixas de palito de fósforos vazia
01 véu de noiva pequeno
- Falem: A parábola das 10 virgens trata de uma festa de casamento.
Naquela época e naquele lugar, o noivo ia ao encontro da noiva na casa do pai
dela, levando consigo os familiares e amigos, que cantavam e conduziam tochas
para iluminar o caminho, pois não havia energia elétrica. Após o encontro do
noivo com a noiva, eles e os convidados iam para a festa de casamento.
- Falem: Vamos fazer aqui uma encenação sobre a parábola.
- Dependendo da quantidade dos alunos, vocês formam 01 casal(menino e
menina) e os demais farão o papel das “moças prudentes e imprudentes”.
- Entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de fósforos para
as “moças” prudentes.
Da mesma forma, entreguem velas para os alunos e 01 caixa de palito de
fósforos vazia para as “moças” imprudentes.
- Organizem um lugar para ser a casa da noiva e coloquem um véu sobre a
cabeça dela.
- Peçam para que os dois grupos se posicionem formando um caminho.
- Então, peçam para que o noivo comece a caminhada até a casa da noiva.
Quando ele começar a andar pelo caminho, vocês(professores) falem alto:
Lá vem o noivo.
Neste momento, os dois grupos devem acender as velas, somente 01 grupo
vai conseguir(as prudentes) e seguirão o noivo até a casa da noiva.
O outro grupo que não conseguiu acender as velas deve pedir ao outro
grupo palitos de fósforo, mas deve ser negado. Elas saem para comprar azeite e
quando retornam batem na porta que está fechada, mas não será aberta.
- Agora, trabalhem o significado da parábola.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário