Jovens: Padrão Bíblico para a Vida Cristã - Caminhando Segundo os Ensinos das Sagradas Escrituras
Lição 09: A Realidade Bíblica das FinançasProfessoras e professores, observem estas
orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é
interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma
conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou
visitantes e apresentem cada um.
2 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam estas sugestões:
Vocês já sabem que a aula expositiva ou
Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor.
Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que
somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se
dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por isso, recomendo que vocês, busquem a
participação dos alunos nas aulas.
Para isso é importante que você apresente
estratégias que estimule a participação dos alunos, valorize o conteúdo,
reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de
vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e
observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar
as sugestões apresentadas aqui.
- Apresentem o título
da lição: A Realidade Bíblica das
Finanças. Vocês
podem escrevê-lo no quadro.
Quadro e marcador para quadro branco são recursos didáticos.
- Para introduzir o estudo do tema, utilizem a
dinâmica
“O Dinheiro”.
- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no
quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis
de cores diferentes.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a
participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de
sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do
aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Dinheiro
Objetivo:
Refletir sobre o uso equilibrado do dinheiro.
Material:
01 saco do tipo metalizado de tamanho médio
– Falem:
Contrair dívidas de forma equilibrada e
pagá-las, não há problema. Entretanto, o consumo exagerado, sem limites,
chegando ao endividamento pode causar sérios danos a pessoa e sua família, como
perdas de bens, bom convívio familiar, perda da saúde etc.
– Em seguida, leiam: I Tm 6. 9 a11:
“Mas os que querem ser ricos caem em tentação,
e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os
homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a
espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a
si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e
segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão”.
– Depois, apresentem um saco sem fundo,
cortado de forma que os alunos não percebam essa retirada(aconselho aquele tipo
de saco metalizado para presente, cortem a borda que fecha o saco – façam isto
em casa, antes da aula).
– Peguem uma cédula de 20, 00 reais ou de
outro valor, mostrem para a turma e solicitem que um aluno se ponha de pé
diante da classe e coloquem a nota de 20,00 reais dentro do saco.
Segurem o saco de forma que não apareça a
parte de baixo aberta. O que vai acontecer? A cédula vai cair no chão, passando
pelo espaço aberto do saco(aquela parte retirada do fundo).
Isto vai causar surpresa e alguns alunos vão
achar que o dinheiro não foi colocado dentro do saco.
Repitam a operação e depois leiam Ageu 1.6
“Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém
não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário,
recebe-o num saco furado”.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário