RSS

segunda-feira, 30 de junho de 2025

Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas

Lição 01: Gálatas: A Carta da Liberdade Cristã

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Gálatas: A Carta da Liberdade Cristã, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Carta aos Galátas”. 

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

Utilizem um mapa para mostrar onde fica a Galácia.

Mapa é um recurso didático importante, pois é um documento geográfico e torna a informação documentada.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: A Carta aos Galátas 

Objetivo:

Introduzir o estudo sobre a carta do apostólo Paulo à igreja da Galácia.

Material:

02 envelopes grandes(tamanho ofício)

01 rolo de fita adesiva

Procedimento:

Dias antes da aula:

1 - Combinem com o pastor da igreja ou o superintendente para escrever um carta para sua turma.

Explique a razão do pedido, falando que será usada como uma estratégia para iniciar o estudo da carta aos gálatas, que será estudada neste trimestre. Falem que a carta deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes da aula.

Coloquem a carta dentro de um dos envelopes grandes, escrevam quem é o remetente(Nome do pastor ou superintendente) e o destinatário(Classe X). Identifiquem este envelope com o número 01.

2 - Identifique o outro envelope com o destinatário e remetente da carta a ser estudada(Gálatas)  e escrevam o número 02.

No dia aula, mas antes de começar:

- Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.

No dia da aula:

- Apontem para os envelopes e falem: Temos aqui 02  correspondências. Vamos ver para quem é?

- Peçam para que um aluno retire o envelope 01 e veja quem é o destinatário e mostre à turma.

- Falem: Já que a carta é para vocês, vamos abrí-la?

Peçam para 01 aluno abrir a carta e ler o conteúdo.

Observem a reação dos alunos quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus emoções e opiniões.

- Agora, falem: Mas, ainda temos outro envelope.

Vamos ver para quem é esta carta e quem escreveu.

Solicitem para um aluno abrir o envelope. Ele vai descobrir que está vazio,  sem a carta, isto é, sem o conteúdo.

O que houve? Hum... Tem um propósito nisto. Hoje,  estamos começando a conhecer sobre uma carta do Novo Testamento,  mas o conteúdo será estudado nas próximas aulas!

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: