Jovens: A Liberdade em Cristo- Vivendo o Verdadeiro Evangelho conforme a Carta de Paulo aos Gálatas
Lição 01: Gálatas: A Carta da Liberdade Cristã
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
- Perguntem
como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos
alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem.
Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade,
apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto.
Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.
2 -
Agora, vocês iniciam o estudo da lição.
Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Gálatas: A Carta da Liberdade Cristã,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica “A Carta aos Galátas”.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Utilizem um mapa para mostrar onde fica a Galácia.
Mapa é um recurso didático importante, pois é um
documento geográfico e torna a informação documentada.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Carta aos Galátas
Objetivo:
Introduzir
o estudo sobre a carta do apostólo Paulo à igreja da Galácia.
Material:
02
envelopes grandes(tamanho ofício)
01
rolo de fita adesiva
Procedimento:
Dias antes da aula:
1
- Combinem com o pastor da igreja ou o superintendente para escrever um carta
para sua turma.
Explique
a razão do pedido, falando que será usada como uma estratégia para iniciar o
estudo da carta aos gálatas, que será estudada neste trimestre. Falem que a
carta deverá ser entregue apenas a você antes da aula ou dias antes da aula.
Coloquem
a carta dentro de um dos envelopes grandes, escrevam quem é o remetente(Nome do
pastor ou superintendente) e o destinatário(Classe X). Identifiquem este
envelope com o número 01.
2
- Identifique o outro envelope com o destinatário e remetente da carta a ser
estudada(Gálatas) e escrevam o número
02.
No dia aula, mas antes de começar:
-
Fixem os envelopes no quadro ou em outro local visível para os alunos.
No dia da aula:
-
Apontem para os envelopes e falem: Temos aqui 02 correspondências. Vamos ver para quem é?
-
Peçam para que um aluno retire o envelope 01 e veja quem é o destinatário e
mostre à turma.
-
Falem: Já que a carta é para vocês, vamos abrí-la?
Peçam
para 01 aluno abrir a carta e ler o conteúdo.
Observem
a reação dos alunos quanto a carta recebida. Deixem eles expressarem seus
emoções e opiniões.
-
Agora, falem: Mas, ainda temos outro envelope.
Vamos
ver para quem é esta carta e quem escreveu.
Solicitem
para um aluno abrir o envelope. Ele vai descobrir que está vazio, sem a carta, isto é, sem o conteúdo.
O
que houve? Hum... Tem um propósito nisto. Hoje,
estamos começando a conhecer sobre uma carta do Novo Testamento, mas o conteúdo será estudado nas próximas
aulas!
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário