Adultos: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Lição 01: A Igreja que Nasceu no Pentecostes
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Em seguida, façam uma panorâmica do trimestre. Para tanto, apresentem os
seguintes pontos:
Tema: A Igreja em Jerusalém - Doutrina, Comunhão e Fé: a
Base para o Crescimento da Igreja em meio às Perseguições
Capa: A figura
da capa da revista é a mesma que ilustra a lição 05
O que vemos?
Uma
mesa, tendo ao redor a imagem desfocada de aproximadamente 07 pessoas e a imgem
com foco do pão que está dentro de uma cesta sobre a mesa.
O que isto tem a ver com o tema?
A figura
nos remete a uma ação da igreja primitiva que está registrada em Atos 2.46 “E,
perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam
juntos com alegria e singeleza de coração”.
Comentarista: Pastor
José Gonçalves
Informações sobre o autor, vocês podem encontrar na
introdução do Plano de Aula da lição 01, página 04, da revista do professor.
Lições do trimestre:
Apresentem
os títulos das lições, lendo de forma alternada cada um deles; a metade da
turma vai ler os ímpares e, a outra parte, os pares.
03 – Agora, trabalhem a
lição 01:
-
Apresentem o título da lição: A Igreja que Nasceu no Pentecostes, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Para iniciar o estudo da lição, sugiro a aplicação da dinâmica “O Nascimento
Histórico da Igreja”.
- Agora,
vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor.Entetanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Nascimento Histórico da Igreja
Objetivo:
Enfatizar como aconteceu o nascimento histórico da igreja no dia de Pentecostes.
Material:
01
mapa para mostrar a cidade de Jerusalém.
Digitar
05 perguntas separadamente(vejam no procedimento).
-
Falem: Estudaremos na lição de hoje sobre o nascimento histórico da igreja.
- Apresentem
um mapa mostrar a cidade de Jerusalém.
- Falem:
Foi neste lugar onde a igreja teve seu início.
- Falem(com
a Bíblia em mãos): Na Bíblia há registros históricos sobre o nascimento da
igreja.
Perguntem:
O que vocês se lembram sobre este acontecimento?
Aguardem
as respostas.
- Vejam
abaixo algumas perguntas e informações que podem ajudar na condução do tema.
Distribuam
as 05 perguntas entre os alunos. Peçam para que eles leiam cada uma obedecendo
a ordem númerica de 1 a 5.
Um
aluno faz a leitura da pergunta 1 e todos devem procurar respondê-la. Depois, a
pergunta seguinte e assim, sucessivamente, até a 5.
1
- Perguntem: Quando aconteceu historicamente o nascimento da Igreja?
Espera-se
que os alunos falem que foi no dia de Pentecostes.
Apresentem
informações sobre o Pentecostes:
Era
uma das 03 festas judaicas, originalmente chamada de Colheita ou das Semanas, que
acontecia anualmente, 50 dias após a Páscoa, marcava o fim colheita da cevada e
o início da colheita do trigo. Era um momento de gratidão a Deus pela provisão.
Depois,
passou a ser chamada de Pentecostes, da língua grega, que significa “cinquenta
dias depois”.
2 -
Qual o fato ocorreu no dia de Pentecostes que marcou o início da Igreja?
A
descida do Espírito Santo prometido por Jesus, que enviaria o consolador,
conforme lemos em Lc 24.49: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai;
ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de
poder”.
3 -
Quantas pessoas estavam no cenáculo esperando a descida do Espírito Santo?
Espera-se
que os alunos falem que eram 120 pessoas.
“E
naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta
era de quase cento e vinte pessoas)... Atos 1:15
4 –
Qual relação há entre o derramento do Espírito Santo e a igreja?
As
120 pessoas formaram a primeira comunidade da Igreja primitiva e receberam o
revestimento de poder, para capacitadas, testemunhar do evangelho de Jesus,
cumprindo assim sua missão no poder do Espírito Santo.
5 –
Quais promessas foram cumpridas nesse momento?
Promessa
feita pelo profeta Joel:
“E
há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos
filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos
jovens terão visões”. Joel 2:28
Promessa
feita por Jesus:
“Mas
recebereis o poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos
confins da terra”. Atos 1:8
-
Em seguida, falem: Agora, vamos estudar outas informações sobre o surgimento
histórico da igreja.
Por
Sulamita Macedo.
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