Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 11: Um reino dividido
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Perguntem como passaram a
semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Um reino dividido, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “Coração dividido?”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Coração dividido?
Objetivos:
Refletir
sobre o aspecto religioso degradante que se encontrava o reino do Norte, o povo
desobediente a Deus e adorando a ídolos.
Refletir
sobre atitudes que nos distanciam de Deus, promovendo mudança de comportamento.
Figura
do contorno de uma pessoa com um coração desenhado
01
rolo de fita adesiva
01
lixeira ou 01 saco para lixo
Folhas
de papel ofício divididas em 04 partes
Procedimento:
-
Falem: Estudamos sobre o aspecto religioso degradante que se encontrava o reino
do Norte, o povo desobediente a Deus e adorando a ídolos.
-
Distribuam 02 partes da folha de papel ofício para cada aluno.
-
Coloquem em lugar visível a figura do contorno de uma pessoa com um coração
desenhado.
-
Falem: Que tal a gente pensar agora sobre aquilo que está deixando o nosso
coração dividido entre Deus e as coisas que nos afastam dele?
-
Então, peçam para que os alunos utilizem as 02 partes da folha de papel ofício.
Em uma escrever o que precisa ser retirado e na outra o que pode permanecer.
-
Solicitem para que os alunos coloquem na lixeira os papéis contendo as atitudes
negativas, representando a limpeza requerida para um coração santo de um
cristão.
-
Agora, leiam:
“Eu
sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não
dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós
já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado”(João 15:1 a 3).
Por
Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário