Pré-adolescentes: Igreja um lugar de comunhão
Lição 11: Igreja: a coluna e firmeza da verdade
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
-
Apresentem o título da lição: Igreja: a coluna e firmeza da verdade, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Para
iniciar e concluir o estudo sobre a Igreja, utilizem a dinâmica “A Igreja
é...”
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: A Igreja é...
Objetivo: Iniciar
e concluir o estudo sobre a Igreja.
Material:
¼
de uma folha de papel ofício A4 colorido ou de cartolina de cores diferentes
Caneta
para cada aluno
01
cartolina
01
tubo de cola branca
Antes da aula:
Recortar
os papéis ou cartolina conforme descrição no item material
Escrever
em cada parte do papel a expressão: A Igreja é...
Durante
a aula:
-
Para iniciar o estudo da lição, entreguem para cada aluno ¼ de uma folha de
papel ofício A4 colorido ou de cartolinas de cores diferentes.
Em
cada pedaço de papel deve estar escrita a expressão: A Igreja é...
-
Solicitem que eles completem a frase, escrevendo uma afirmação sobre a Igreja.
Não há necessidade de que eles se identifiquem.
Nestas
frases aparecerão o que os alunos pensam e conhecem sobre a Igreja.
-
Depois, peçam para que os alunos coloquem em 01 cartolina estes papéis,
utilizando cola branca.
-
Em seguida, leiam as afirmações dos alunos sobre a Igreja e comentem sobre o
que eles escreveram.
-
Para finalizar, falem que nesta aula eles terão mais conhecimento sobre o que a
Igreja é.
À
medida que o conteúdo da lição for compartilhado, escrevam mais informações
dando continuidade sobre o que a Igreja é.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário