Pré-adolescentes: Igreja um lugar de comunhão
Lição 12: A missão da Igreja
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
- Apresentem o título
da lição: A missão da Igreja, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador
específico para isto.
Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Em seguida, trabalhem os demais pontos levantados na lição, sempre de forma
participativa.
-
Em seguida, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno,
envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa
forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de
promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
Para ilustrar o estudo sobre a Igreja, utilizem a dinâmica “Missão Integral".
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Missão Integral
Objetivo: Estudar
e refletir sobre a missão integral da Igreja.
03
cartolinas
Palavras
digitadas: MISSÃO, IGREJA, INTEGRAL, EVANGELIZAR, ENSINAR, DISCIPULAR, AJUDAR
OS NECESSITADOS, PROMOVER COMUNHÃO.
Figuras:
Igreja, mãos, pés, joelhos (ou pessoa ajoelhada).
Procedimento:
-
Coloquem as duas cartolinas, lado a lado, num quadro ou parede e fixem a
palavra MISSÃO na parte central superior das duas cartolinas.
-
Perguntem para os alunos:
Qual
a missão da empresa onde você trabalha ou estuda?
A
missão do banco que você é correntista?
A
missão do supermercado que você costuma comprar?
-
Aguardem as respostas. Certamente, poucos alunos saberão responder ou podem até
não se lembrar. Pesquisem com antecedência qual a missão de algumas
instituições. Escrevam as respostas dos alunos e as informações de sua pesquisa
na cartolina do lado esquerdo. Comentem sobre cada missão relacionando-a com a
empresa.
-
Coloquem na cartolina da direita, a figura da Igreja e perguntem: Qual a missão
da Igreja?
Escrevam
as respostas nessa cartolina. Talvez as respostas não abranjam toda a missão da
Igreja.
-
Falem: “Vocês apontaram a missão x ou y da igreja”. Coloquem na cartolina a
palavra que faz referência a missão mencionada.
Por
exemplo:
Missão
apontada pelos alunos: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho”. Vocês
colocarão a palavra EVANGELIZAR.
Missão
apontada pelo aluno: “Ide e ensinai”. Vocês colocarão a palavra ENSINAR.
-
Agora, falem: “Mas, a missão da igreja é mais abrangente”. Acrescentem as
outras palavras: DISCIPULAR, AJUDAR OS NECESSITADOS, PROMOVER COMUNHÃO.
-
Leiam com os alunos cada palavra que compõe a missão da Igreja e digam: Esta é
a missão integral da Igreja e é isto que
caracteriza uma Igreja Pentecostal. Coloquem a palavra INTEGRAL, ao lado
da figura da IGREJA.
-
Questionem: Temos cumprido esta missão de forma integral? O que nos falta?
-
Coloquem a terceira cartolina, com as figuras das mãos, dos pés e joelhos (ou
pessoa ajoelhada).
-
Perguntem: O que podemos fazer para cumprir a missão da igreja, com as mãos, os
pés e os joelhos? Analisem as respostas e depois organizem com os alunos que
atividades a classe pode realizar durante a semana, um mês etc.
-
Para concluir, enfatizem que a missão da Igreja deve ser realizada de forma
constante e sistemática e não apenas com ações pontuais.
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário