Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 13: O livro da minha vida
Professoras
e professores, observem estas orientações:
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa
informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
O livro da minha vida, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Para
ilustrar que a Bíblia é importante para a vida do cristão, utilizem a dinâmica
“O Manual da minha vida”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O Manual da minha vida
Objetivos:
Refletir
sobre o cuidado que o crente deve ter com sua formação cristã, através da
Bíblia Sagrada.
Concluir
o estudo sobre a Bíblia.
Uma
sombrinha sem defeito ou guarda-chuva
Uma
sombrinha quebrada
¼
da folha de papel ofício para cada aluno
01
coleção de lápis hidrocor
01
rolo de fita adesiva
Papéis
coloridos pequenos, com um furo para pendurar um cordão
Procedimento:
-
Apresentem a sombrinha fechada.
-
Perguntem: Para que usamos uma sombrinha?
Aguardem
as respostas.
Espera-se
que os alunos falem que a sombrinha é utilizada para proteger a pessoa da chuva
ou do sol ou do vento forte.
-
Falem: Para que a pessoa fique protegida a sombrinha deve estar aberta(agora
abram a sombrinha).
-
Falem: Vamos agora refletir sobre a sombrinha aberta para proteção com relação
a vida cristã.
-
Agora, distribuam papel e lápis hidrocor para os alunos e peçam para que cada
um escreva uma palavra que resuma os ataques ao cristão sofre quanto sua vida
cristã.
-
Depois, fixem, com fita adesiva, estes papéis na parte externa da sombrinha,
simbolizando que os ataques são externos.
Vocês
devem acrescentar outros tipos de ataques apresentados na lição, caso eles não
tenham sido apontados pelos alunos.
Depois,
leiam cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
-
Perguntem: O que estes ataques podem causar a formação espiritual e moral do
cristão?
Aguardem
as respostas.
-
Depois, apresentem a sombrinha quebrada e falem: Estes ataques podem destruir o
a vida cristã, ficando sem a proteção, perdendo os valores cristãos e à mercê
da atuação do inimigo.
A
sombrinha pode se quebrar por não suportar a força do vento, da chuva forte
etc, indicando que a sombrinha não era de boa qualidade. Isto nos remete ao
cuidado com o tipo de ação protetiva que cultivamos, para que não fique
desprovida de ações qualitativas centradas na Palavra de Deus.
-
Falem: Mas, o que o cristão pode fazer?
Distribuam
os papéis coloridos pequenos, já com um furo e o cordão pendurado.
Peçam
para que os alunos escrevam, neste papel, palavras que se refiram as ações que
o crente deve fazer para permanecer firme diante dos ataques contra o cristão.
Depois,
pendurem cada papel na parte interna(nas aspas) da sombrinha, representando que
as ações de resistência estão nas atitudes do cristão..
Leiam
cada palavra para os alunos e façam um breve comentário sobre elas.
Por
isso que a sombrinha tem que estar aberta, pois representa a proteção contra
estes ataques, sabendo que o que a protege é o que está na parte interna.
A
sombrinha fechada ou quebrada indica que o cristão está completamente
vulnerável aos ataques do inimigo.
-
Para concluir, perguntem: Alguém já perdeu uma sombrinha ou guarda-chuva?
Certamente
a resposta será positiva, pois é comum perder este objeto.
Isto
nos remete ao aspecto de que do cristão não pode se esquecer de estar sempre
cuidando de sua proteção contra as investidas, através da observância da
palavra de Deus.
Isto
acontece por meio da Educação Cristã, que pode acontecer de forma individual,
na família e na igreja, principalmente na Escola Dominical com estudos de forma
sistematizada.
-
Para finalizar, leiam:
“Esta
palavra é fiel e digna de toda a aceitação”(1 Timóteo 4:9).
“Medita
estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a
todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque,
fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”(1 Timóteo
4:15,16).
“Toda
a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir,
para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja
perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra”(2 Timóteo 3:14-17).
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário