Juvenis: Uma viagem pelo Novo Testamento
Lição 11: Epístolas
às igrejas
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
-
Cumprimentem os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
os
e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprmetida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da litção. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição:
Epístolas às igrejas, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico
para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
Para iniciar o estudo do tema, utilizem a dinâmica
“Conhecendo as cartas”.
- Lembrem-se que ao trabalhar o conteúdo da lição,
vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de
exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão
contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem
mais significativa.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro
branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores
diferentes.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Conhecendo as cartas
Objetivo:
Iniciar o estudo sobre as cartas do Novo Testamento.
Material:
21 envelopes
01 mapa que mostre os nomes das cidades a que se
referem as cartas
Procedimento:
Dias antes da aula:
- Escrever no envelope, no lugar do destinatário, o
nome de cada epístola a quem foi dirigida cada carta.
Nas demais, escrever no lugar do remetente o nome de
quem escreveu a carta.
- Dentro do envelope não colocar nada.
No momento da aula:
- Colocar num quadro os 21 envelopes agrupados em
Epístolas Paulinas e Gerais.
- Falem: Estudaremos nesta aula sobre as cartas do
Novo Testamento, que são em número de 21(falem apontando para os envelopes).
- Solicitem aos alunos que abram a Bíblia no índice do
Novo Testamento e procurem o livro de Romanos e de Judas.
- Falem: As 21 cartas compreendem este intervalo entre
Romanos até Judas.
- Então, comecem a ler o nome das 13 cartas escritas
pelo Apóstolo Paulo(de Romanos a Filemom), que são chamadas de Epístolas
Paulinas.
- Em seguida, apresentem um mapa das Viagens de Paulo
e falem que:
09 destas cartas referem-se a cidades pelas quais
passou Paulo, evangelizando: Roma(Romanos), Corinto( I e II Coríntios),
Galácia(Galátas), Éfeso(Efésios), Filipos(Filipenses), Colossos(Colossenses)
Tessalônica(I e II Tessalonicenses).
- Peçam para que os alunos apontem no mapa cada cidade
citada acima.
- Falem: As outras 04 são dirigidas aos cooperadores
de Paulo, Timóteo(I e II Timóteo), Tito e por fim a última ao dono de escravo
Filemom.
- Agora o outro grupo de cartas são designadas por
Epístolas Gerais, em número de 08(Hebreus a Judas).
- Falem: Agora, vamos estudar mais um pouco sobre as
epístolas?
Por Sulamita Macedo.
0 comentários:
Postar um comentário