RSS

terça-feira, 3 de junho de 2025

Jovens - Davi: de Pastor de Ovelhas a Rei de Israel

Lição 10: Davi: Marido e Pai

Professoras e professores, observem estas orientações:

1 - Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:

- Cumprimentem os alunos.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:

Vocês já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam, escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.

Por isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.

Para isso é importante que você apresente estratégias que estimule a articipação dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas aqui.

2 -  Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:

- Apresentem o título da lição: Davi: Marido e Pai, escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.

Quadro branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.

- Depois, trabalhem o conteúdo da lição.

Lembrem-se de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.

Ao trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.

- Para ilustrar o estudo tema, utilizem a dinâmica “Valores perdidos no Lar”.

Tenham uma excelente e produtiva aula!

 

Dinâmica: Valores perdidos no Lar

Objetivos:

Refletir sobre valores perdidos dentro do lar.

Alertar para a importância de bons exemplos dos pais na família.

Concluir o estudo sobre a vida familiar do rei Davi, com seus erros e acertos.

Material:

01 rolo de fita adesiva ou durex

06 círculos de cartolina com 20 centímetros de diâmetro para representar moeda(dracma)

06 palavras ou frases digitadas: Falta de Respeito, Falta de Diálogo, Falta de Oração, Falta de Perdão, Falta de Correção, Falta de Bons exemplos dos pais

Procedimento:

Antes da realização da dinâmica:

Colem as palavras ou expressões nos círculos(uma palavra num círculo).

Cheguem antes de todos os participantes e escondam na sala as dez dracmas(moedas).

Vocês podem colocá-las debaixo das cadeiras, de uma mesa, atrás de uma cortina, dentro de um vaso, por trás de um quadro.

Não revelem este “segredo” a ninguém ou somente para alguém que estiver auxiliando na organização da palestra.

Durante a dinâmica:

- Leiam Lucas 15.08.e 09:

“Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? .E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida”(Lucas 15:8,9).

- Falem da importância de refletir sobre “os tesouros perdidos” ou esquecidos ou pouco cuidados no meio familiar.

- Solicitem que uma pessoa do grupo, procure dentro da sala uma “dracma perdida” – fale que é um papel com algo escrito.

Observação: procurem memorizar os 06 lugares onde você colocou as palavras, porque se alguém demorar a encontrar, você pode dizer: Está perto! Está longe! Está frio! Está quente!

- Depois que a pessoa encontrar, peçam para que leia em voz alta o que está escrito no papel. Então, reflita com os ouvintes sobre este ponto.

- Procedam desta forma até completar as “06 dracmas”. É interessante que 06 pessoas diferentes procurem os papéis, um por vez.

- Para finalizar, falem que na parábola a mulher perdeu 01 dracma dentro de casa; nesta lição, estudamos sobre a vida familiar do rei Davi, com acertos e erros e as 06 situações, já apresentadas nesta dinâmica, podem provocar a perda e o desgaste de algo muito especial na família.

Por Sulamita Macedo.

0 comentários: