Adolescentes: A História do povo escolhido
Lição 12: Reino Do Sul: Judá
1
- Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma
conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem
os alunos.
-
Perguntem como passaram a semana.
-
Escutem atentamente o que eles falam.
-
Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
-
Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
6
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
Vocês
já sabem que a aula expositiva ou Preleção é um método que está centralizado na
oralidade por parte do professor. Entretanto, esta unilateralidade da exposição
não é boa, tendo em vista que somente o professor fala e os alunos escutam,
escutam, escutam... tendem a se dispersar e a aprendizagem fica comprometida.
Por
isso, recomendo que vocês, busquem a participação dos alunos nas aulas.
Para
isso é importante que você apresente estratégias que estimule a participação
dos alunos, valorize o conteúdo, reforce as aplicações e facilite a
aprendizagem. Portanto, para não perder de vista o alvo da lição, use a
criatividade, apresente domínio da matéria e observe se os alunos estão
entendendo o assunto. Só assim você saberá adaptar as sugestões apresentadas
aqui.
2
– Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
-
Apresentem o título da lição: Reino Do Sul: Judá,
escrevendo no quadro branco. Utilizem marcador específico para quadro branco.
Quadro
branco e marcador de quadro branco são recursos didáticos.
-
Depois, trabalhem o conteúdo da lição.
Lembrem-se
de que ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação
do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade.
Dessa forma, vocês estão contextualizando
o
tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Ao
trabalhar o conteúdo da lição, escrevam no quadro branco palavras-chave para
chamar a atenção do aluno, utilizando lápis de cores diferentes.
-
Para concluir a aula, utilizem a dinâmica “O rei Josias e o Livro da Lei”.
Tenham
uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: O rei Josias e o Livro da Lei
Objetivos:
Contextualizar
o tema do avivamento ocorrido na época do rei Josias(reino do Sul, Judá).
Enfatizar
a importância de atitudes que conduzem ao avivamento através da leitura
bíblica.
01
chave de metal ou confeccionada de cartolina com tamanho ampliado.
Observação:
os alunos podem utilizar cada um a sua chave de casa ou de um carro.
Procedimento:
-
Depois que vocês falarem sobre os bons reis de Judá, enfatizem a importante
ação do rei Josias quanto a leitura e obediência ao Livro da Lei.
-
Apresentem a chave para os alunos.
-
Perguntem aos alunos: Para que serve uma chave?
Aguardem
as respostas. Normalmente, apenas é mencionado o ato de abrir, porém não se
esqueçam que também a chave é utilizada para fechar.
-
Falem: Acabamos de estudar sobre várias ações que impediam ao povo de Judá um
relacionamento correto com Deus(chave para fechar). Porém, o rei Josias
conduziu o povo ao avivamento(chave para abrir).
-
Falem: Quais ações podem abrir e/ou fechar o avivamento na nossa vida, hoje,
que estamos no século XXI, na cidade de....(falar o nome da cidade)?
-
Para responder, dividam a turma em 02 grupos.
O
grupo 01: chave para fechar o avivamentoExemplo: falta de santidade,
distanciamento de Deus, falta de leitura e observância da Bíblia
O
grupo 02: chave para abrir o avivamento
Exemplo:
ler e obedecer a Palavra de Deus, orar, coração quebrantado etc.
-
Estipulem um tempo máximo de 05 minutos para esta atividade.
Cada
grupo deve apontar pelo menos até 05 ações.
-
Em seguida, os alunos devem apresentar de forma objetiva.
Neste
momento, fiquem atentos as respostas. Se necessário, corrijam algo ou
acrescentem outras informações.
-
Para finalizar, leiam:
“E
o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para
seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os
seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras
desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta
aliança”(II Reis 23.3).
Por
Sulamita Macedo.
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