Lição 12: Elizeu e a Escola dos Profetas
Professoras
e professores, para esta lição, apresento as seguintes sugestões:
-
Para iniciar a aula, destinem pelo menos 05 minutos para manter um contato com
os alunos, antes de introduzir o tema da aula. Para isso, vocês devem perguntar
como eles passaram a semana; observem atentamente o que eles estão falando,
pois vocês podem detectar se há alguém precisando de oração, de uma conversa
etc. Apresentem os visitantes.
Vejam
também qual o melhor horário para vocês apresentarem os alunos aniversariantes
da semana, se houver.
Com
esta atitude, somada aquela do início da aula, vocês estão formando vínculos
afetivos com os alunos.
-
Falem do tema da aula: Elizeu e a Escola dos Profetas.
-
Perguntem: O que vocês entendem por Escola dos Profetas?
Aguardem
as respostas, anote-as no quadro e reserve.
Objetivos
Currículo
Metodologia
Livro
texto
Local
Criador
Treinadores
Alunos
-
Em seguida, perguntem: O que vocês agora entendem sobre a Escola dos Profetas?
Esta
é uma forma de avaliar o que foi transmitido e também de modificação de ideias
sobre o tema, mediante a primeira pergunta lançada para a turma.
-
Depois, utilizem a dinâmica “Mais doce
que o mel".
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Observação importante:
Que tal refletir sobre a EBD – a instituição de ensino da Palavra de Deus?
Os filhos dos profetas fizeram uma reflexão sobre o espaço da Escola dos Profetas, pois afirmaram que estava estreito, mas além da constatação tiveram iniciativa para agir e modificar o ambiente( II Rs 6. 1 e 2).
Sigamos, pois, este exemplo!
Sugiro que este momento de reflexão seja ampliado em outros momentos para que a EBD cumpra de forma qualitativa seu objetivo.
Leiam o texto pedagógico “Pensando n(a) EBD”, para saber como realizar esta reflexão de forma coletiva.
Texto
Pedagógico
Pensando
n(a) EBD
Para refletir sobre a Escola Bíblica Dominical, um bom
começo é analisar a situação que está sendo vivenciada – chama-se isto de
Análise Situacional.
É importante uma reunião específica com a presença da
superintendência, professores, alunos representantes das classes, pessoal da
secretaria etc.
Devem ser levantados pontos:
1- Estrutura
física: classes dentro do templo, salas para as turmas
2 -
Dados estatísticos: a secretaria da EBD tem dados frequência e ausência de
alunos e professores, evasão,
3 –
Critérios para escolha dos professores
4 –
Treinamentos dos professores
5 –
Relações interpessoais: Superintendente x professores x alunos
6 –
Currículo
7 –
Metodologia das aulas
8 –
Tempo de aula
10 –
Divisão de classes por idade ou por tipo de classe
11 – Alunos com necessidades especiais
12 –
Retenção da aprendizagem
13 –
Avaliação sistemática da EBD
Após
análise destes pontos, o grupo terá uma visão geral da situação da EBD, tanto
de pontos positivos e negativos, como os avanços e o que ocasionado os
problemas etc.
Agora,
é interessante refletir sobre quais os pontos podem ser melhorados de imediato,
listando-os e prevendo ações que podem resolver ou minimizar a curto prazo os
problemas detectados. Isto se chama Planejamento das Ações.
Depois,
listam-se os pontos que, mesmo sendo importantes, não foram escolhidos pelo
grupo como prioritários. Mas, deve haver ações previstas a médio e longo prazo
para repensar a situação indicada.
Atacar
muitas ações ao mesmo tempo pode gerar ansiedade e perda de objetividade devido
a disponibilidade de tempo e condições que não dependem do grupo para sanar os
problemas, mas isto não deve ser entendido como algo que não possa haver
interferência do grupo com ações concretas.
Planejar
as ações de forma simples e sem exageros, para dirimir os pontos levantados
como problemas, com cronograma e responsáveis pelas atividades são fatores
essenciais para o desenvolvimento a contento do trabalho a ser realizado.
Somando
a isto, há a avaliação do que foi planejado para acompanhar o desenvolvimento
das ações previstas. Isto é chamado de Acompanhamento e Avaliação.
Neste
momento, o grupo percebe os avanços alcançados, as dificuldades que ainda
persistem e podem redirecionar e
redimensionar novas ações e estratégias, pois o coletivo pode avaliar como
inadequadas as ações iniciais.
Planejar
ações coletivas para a melhoria da EBD é entender que a instituição de ensino
da Palavra de Deus é primordial e, portanto, não deve ser feita de forma
aleatória, improvisada. Mas, numa perspectiva coletiva é possível prever e agir
para que a Escola Bíblica Dominical alcance maiores resultados no processo de
ensino e aprendizagem.
Por Sulamita Macedo.
3 comentários:
Farei sugestões pedagógicas para as lições de pré-adolescentes a partir do próximo trimestre. Divulgue na sua igreja.
Gostei da dica para sala de aula.Sou educadora!
Estou aqui no seu espaço para divulgar o seguinte:
Tenho um blog de nome “Adeladia Lins”, endereço:http://adeladialins1blogspotcom.blogspot.com
Nele, há um QUADRO para DIVULGAÇÃO DAS OBRAS DE DEUS.
Qualquer pessoa poderá participar, expondo ao mundo os MILAGRES que DEUS TÊM OPERADO NAS SUAS VIDAS!
Conte a sua história, mostrando ao mundo que Deus existe e é o Deus dos Milagres!
Conte a sua experiência com Ele, escrevendo para o e-mail:
adeladialins1@hotmail.com
Sua história será publicada no blog, conforme sua autorização. Se ainda desejar enviar imagens para complementar a sua história, também estarão no ar.
Te espero no e-mail acima.Boa sorte!
Abraços e boa sorte na sua jornada!
Maria Adeladia, muito obrigada por sua visita. As sugestões são destinadas para aulas da Escola Bíblica Dominical, mas com certeza também podem ser utilizadas em outras situações com as devidas adaptações. Parabéns pela iniciativa de promover espaço em seu blog para divulgação das obras de Deus na vida daqueles que nEle confiam.
Postar um comentário